Encontro das Américas recebe trabalhos até dia 31

Encontro das Américas recebe trabalhos até dia 31
março 25 12:58 2010

Pesquisadores interessados em participar do Encontro das Américas – União Americana de Geofísica (AGU) 2010 têm até o próximo dia 31 para entregar os resumos de trabalhos nas áreas temáticas. O evento se realiza de 8 a 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Os trabalhos a serem apresentados podem ser orais ou no formato posters. Os procedimentos para o envio dos resumos estão no endereço: http://www.geophysics2010.org. agu

Organizada pela AGU com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a reunião internacional tratará de todo Sistema Terra de maneira multidisciplinar e integrada. O tema principal do evento será Mudanças Climáticas e Riscos Naturais, com palestra do especialista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).

Outros cientistas de renome ainda debaterão Oceanografia, Física Espacial, Riscos Naturais, Sismologia e Geofísica. Eric Davidson, do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI/EUA), falará sobre as interações entre a floresta amazônica e o clima no Brasil e na Terra.

Os impactos do clima nas megacidades é o tema da pesquisadora Maria Araújo, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para intensificar os debates, o físico Luiz Pinguelle Rosa (Coppe/UFRJ) aborda a emissão de gás de efeito estufa por reservatórios hidrelétricos.

Mais de dois mil participantes, entre pesquisadores, professores e estudantes são esperados no encontro. Estão previstas 243 sessões científicas coordenadas por mais de 600 especialistas dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Europa, Ásia, Austrália e outros países da América Latina.

  Categorias: