Encontro de Inovação movimenta setor industrial

Encontro de Inovação movimenta setor industrial
maio 25 15:32 2009
O 1º Encontro de Inovação na Indústria aconteceu durante esta quinta-feira (23), no auditório do Iel
DSC01719M

Cientes da importância de aproximar a academia do setor produtivo, com foco na inovação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Fapema promoveram o 1º Encontro de Inovação na Indústria, em parceria com o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sebrae e Secretaria Estadual de Indústria e Comércio. O encontro reuniu instituições e profissionais da área de inovação e pesquisa e empresas, que juntos buscarão soluções para problemas identificados pelas empresas participantes do evento. Nesta primeira rodada participaram a Refrinor e Merck. 
 
“O que esperamos é promover a criação de um novo ambiente de aproximação dos centros de conhecimento com as empresas, apoiados pelas entidades de fomento e os bancos, criando assim um mecanismo que no futuro proporcionará que as soluções sejam buscadas diretamente entre as partes interessadas”, defendeu Alessandro Miranda, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica da Fapema.
 
A iniciativa que já é adotada em grandes centros produtores de conhecimento e inovação, como o Centro-Sul do país, foi elaborada para permitir um intercâmbio entre as necessidades e problemas observados nas empresas locais e o potencial dos centros de conhecimento maranhenses na resolução desses impasses, proporcionando assim o aumento da competitividade do setor produtivo. Dessa forma, espera-se criar oportunidades de crescimento para a produção local, além do incentivo à pesquisa e inovação, buscando-se elementos de aplicabilidade direta no mercado e de maiores níveis de negociação.

Durante o encontro, representantes das empresas Merck e Refrinor apresentaram os problemas enfrentados durante o processo produtivo. Dentre os problemas elencados, Tania Miyake, gerente-geral da Refrinor, pontuou a questão da roteirização dos veículos que fazem a distribuição das bebidas. Uma das soluções apontadas pelos representantes das instituições de ensino participantes – UFMA, IFMA-MA e SENAI – foi a criação de um sistema de mapeamento do estado. A mesa-redonda promovida durante o evento foi o ponto de partida para a implementação de soluções criativas e inovadoras para os obstáculos que porventura dificultam o processo produtivo das empresas. A idéia das instituições parceiras é dar continuidade aos encontros, fomentando a pesquisa local e contribuindo com o desenvolvimento da indústria maranhense.

Núcleo de Difusão Científica – Fapema

  Categorias: