Encontro discute papel do biólogo nas questões socioambientais do Maranhão

Encontro discute papel do biólogo nas questões socioambientais do Maranhão
março 14 11:40 2012

encontrobiolO Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, a quinta maior extensão territorial e contém amostras de quase todos os ecossistemas do país. A preocupação com a sustentabilidade é uma das questões pautadas no XV Ciclo de Estudos Biológicos, aberto no final da tarde de terça-feira (13), no Auditório Central da UFMA e que se estenderá até sexta-feira (17).

O evento é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do edital de Apoio à Realização em Eventos Científicos ou Tecnológicos – AREC. “É papel da Fundação apoiar eventos como este, que objetivam o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso Estado”, ressaltou a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, durante a abertura do evento.

Na palestra inicial, a professora doutora Flávia Mochel falou sobre o papel do biólogo nas questões socioambientais do Maranhão. A bióloga e pesquisadora cobrou o engajamento de profissionais e estudantes nos assuntos relacionados ao meio ambiente, biodiversidade, saúde e biotecnologia. “Devemos ter a cabeça aberta e nos perguntar o que devemos fazer e de que forma podemos contribuir com a preservação e o desenvolvimento do nosso Estado”, apontou.

O Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, destacou a importância do evento, tendo em vista a transversalidade das Ciências Biológicas. “O curso de Biologia vive um momento de crescimento, não só com relação à infraestrutura, já que, em breve, ganhará um novo prédio, mas também pela sua importância. Hoje, a Biologia passa pelo meio ambiente, sustentabilidade e, até, pelo desenvolvimento tecnológico”, salientou.

Aniversário – O encontro também é uma forma de comemorar os trinta anos do Curso de Biologia da UFMA. “A ideia é proporcionar o encontro de pesquisadores renomados, estudantes de graduação e de pós-graduação para apresentação de trabalhos científicos, além de possibilitar importantes espaços de discussões sobre temas da atualidade e das atribuições do biólogo na busca por soluções de problemas nos âmbitos local, regional e nacional”, disse a professora doutroa Silma Regina Ferreira Pereira, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas.

Além de conferências, os participantes do XV Ciclo de Estudos Biológicos poderão participar de mesas-redondas e minicursos durante os outros três dias de evento.

  Categorias: