Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo começa nesta segunda em São Luis

Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo começa nesta segunda em São Luis
novembro 04 18:03 2010

8-sbpjor-esteNovas pesquisas em Jornalismo darão a tônica dos debates do 8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJOR, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, no Praia Mar Hotel.

A Fapema apoiará o Encontro da SBPJOR, por  intermédio do Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos ou de Inovação, cujo objetivo é apoiar a realização, mediante seleção de propostas, de congressos, seminários e workshops, de âmbito internacional, nacional, regional e local, destinados exclusivamente à ciência, à tecnologia e à inovação que sejam realizados no Maranhão.

O 8º Encontro Anual da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), sediado neste ano em São Luís, como parte das celebrações pelos 40 anos do Curso de Comunicação, abordará como tema central Desafios da pesquisa em jornalismo: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A escolha do assunto se justifica em razão de o jornalismo se constituir em um objeto de estudos cada vez mais complexo. Isso o torna hoje alvo do interesse de diversas áreas de conhecimento. O evento tem também o apoio do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo do Campus da UFMA de Imperatriz.

“O conhecimento no campo do jornalismo vem sendo produzido em ambientes acadêmicos há cerca de 60 anos e esse processo se deu, particularmente, de maneira vertiginosa na última década”, informou o presidente SBPJor, Carlos Eduardo Franciscato. Para ele, um dos principais focos da atenção dos pesquisadores são os efeitos do desenvolvimento tecnológico sobre a atividade jornalística e os desafios apresentados por essa nova conjuntura. “O eixo da tecnologia é o eixo central das pesquisas”, resumiu o presidente da entidade promotora do evento.

Foram selecionados 150 trabalhos, que serão apresentados por pesquisadores de diversas regiões do País e também de Portugal e da Espanha. O Maranhão está situado entre os estados com maior número de artigos aceitos. Na lista de conferencistas convidados encontra-se o professor do Instituto de Mídia e Ciências da Comunicação da Ilmenau University de Tecnologia, da Alemanha, Martin Löffelholz, autor, entre outros estudos, do livro Global journalism research – theories, methods, findings, future (2008). Nesta obra, Löffelholz oferece uma perspectiva global sobre a pesquisa em jornalismo, com base em experiências na Ásia, África, Europa, América do Norte e América Latina.

Outro palestrante estrangeiro com presença confirmada no 8º SBPJor é o professor de jornalismo na Media School da Bournemouth University, no Reino Unido, Stuart Allan, autor de News culture (1999), Media, risk and science (2002) e Online news: journalism and the Internet (2006). Allan estuda o jornalismo online, o jornalismo cidadão, o jornalismo científico e a história do jornalismo.

As palestras em idioma estrangeiro serão transmitidas com tradução simultânea. O grupo de conferencistas também é formado por estudiosos brasileiros, tais como o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, Muniz Sodré. O pesquisador é autor de mais de 30 livros, alguns deles traduzidos em países como Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e Argentina. Seu mais recente trabalho intitula-se As estratégias sensíveis: mídia, afeto e política (2006).

As inscrições para o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo poderão ser feitas até o dia 8 de novembro, pelo site www.sbpjor.org.br/

  Categorias: