Encontros acadêmicos apoiados pela FAPEMA são realizados esta semana

Encontros acadêmicos apoiados pela FAPEMA são realizados esta semana
setembro 24 18:25 2013

eventos destaque

O acréscimo de conhecimento e a troca de experiências são essenciais no mundo científico. Encontros, congressos, seminários são importantes iniciativas que possibilitam aos pesquisadores a ampliação de conhecimentos, o que por sua vez, pode implicar em evolução e desenvolvimento para as áreas onde as pesquisas são direcionadas. No Maranhão, eventos de âmbito científico têm proporcionado a pesquisadores e estudantes a oportunidade de interação e crescimento.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA por meio do edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos – AREC tem apoiado encontros científicos em diversas áreas. O edital apoia eventos científicos, tecnológicos e de inovação no Maranhão que tenham como objetivo a disseminação do saber científico. Esses eventos incluem congressos, seminários, encontros, workshops ou similares de âmbito internacional, nacional, regional ou local.

Neste ano foi investido cerca de R$ 1 milhão para a realização de eventos que abrangerão o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014. No segundo semestre de 2012 e primeiro de 2013, a FAPEMA apoiou cerca de 50 eventos científicos. Nesta quarta, 25, terão início dois encontros que foram financiados pelo edital AREC. remar

O I Encontro da Rede Maranhense de Pesquisa em Mídia – REMAR acontecerá nos dias 25 a 27 de setembro. O encontro é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da área da comunicação que estejam interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a história da mídia. Como parte da programação haverá a apresentação de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros, depoimentos de profissionais da mídia local e minicursos. A abertura será no auditório da Faculdade Estácio (FAC São Luís), às 19 horas e nos dias 26 e 27 a programação seguirá no Centro de Ciências Sociais – CCSo, na UFMA. As inscrições podem ser feitas pelo site da REMAR.

joex1Iniciará também amanhã, 25, a 6° Jornada de Extensão – JOEX / UEMA. O evento que tem como objetivo socializar os resultados de 150 projetos de extensão desenvolvidos no período de um ano (setembro/2012 a agosto/2013) no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX da UEMA. A Jornada com o tema “Universidade e comunidade: conectando conhecimentos” será entre os dias 25 a 27 de setembro, no Campus Paulo VI – UEMA – Centro de Convenções. A JOEX é direcionada para alunos de graduação e professores da UEMA que desenvolvem projetos de extensão, assim como para a comunidade acadêmica em geral.

A Pro-reitora de Extensão da UEMA, Vânia Lourdes Martins Ferreira, comentou sobre a importância do AREC para a JOEX: “como instituição de fomento, o apoio às atividades acadêmicas, é de suma importância uma vez que fortalece um dos pilares que a universidade se sustenta, neste caso a extensão, que recorreu a FAPEMA e foi atendida, possibilitando assim a realização deste evento”, declarou. A programação contará com palestras, debates, mesas redondas, apresentação de trabalhos. O credenciamento para bolsistas e professores coordenadores será a partir das 14 horas e para o público em geral, a partir das 17 horas.

  Categorias: