Entra em cena: Criação da primeira Cinemateca do Maranhão

Entra em cena: Criação da primeira Cinemateca do Maranhão
março 11 13:35 2015

cinema site 2Criar a primeira Cinemateca do Maranhão, garantir a manutenção do acervo fílmico do Festival Guarnicê de Cinema e ainda possibilitar acesso para pesquisadores e o público em geral ao material audiovisual. Esses foram os fatores que motivaram o mestre em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Gersino dos Santos Martins, a desenvolver a pesquisa Cinemateca Guarnicê.

A pesquisa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, por meio do edital Acervos Museológicos (019/2013).

“A proposta é criar a Primeira Cinemateca do Maranhão reunindo todos os filmes que estão sendo digitalizados em um acervo que vai permitir a pesquisa e exibição aberta a comunidade maranhense”, explicou Gersino Santos.

O trabalho de pesquisa se dá através da digitalização do Projeto Memória Guarnicê, também financiado pela FAPEMA. “Fazemos toda curadoria para disponibilizar o acervo fílmico. Podemos dizer assim que se trata de uma pesquisa qualitativa”, revelou o pesquisador.

A equipe é composta por alunos dos cursos de Artes e Comunicação Social, ambos da UFMA, organizados pelos técnicos audivisuais, José Gomes e José Guterres e pela coordenação do professor e pesquisador Gersino Santos. E conta ainda com o apoio da TV UFMA e o Departamento de Assuntos Culturais – DAC/UFMA.

“Os alunos trabalham na catalogação e curadoria do material e colaboram na digitalização do acervo fílmico. Todos os trabalhos são supervisionados pelos técnicos audiovisuais”, observou Santos.

Gersino conta que a fase de digitalização já está se encerrando e iniciando a curadoria, e contabiliza pelo menos 3 mil filmes digitalizados. cinema siteEle explica que a população irá contar com uma fonte riquíssima de pesquisa das três décadas de Festival, em que muitos filmes contam a história do maranhense. “Com esse centro de referência temos como objetivo estimular novos realizadores locais”, observa.

Santos ressaltou o papel do apoio da FAPEMA na execução do projeto. “É uma instituição da maior importância para o desenvolvimento do estado e está de parabéns pelo desempenho do trabalho”, declarou.

 

Festival Guarnicê de Cinema

O Festival tem como objetivo promover o intercâmbio cultural com a produção audiovisual e seus realizadores. O evento tem fundamental importância para produção do audiovisual do Maranhão, e também auxilia na circulação de trabalhos de cineastas de todo o Brasil.

  Categorias: