EQUINOX 2014: evento vai até o dia 06, em Paris, e conta com presença da FAPEMA

EQUINOX 2014: evento vai até o dia 06, em Paris, e conta com presença da FAPEMA
maio 26 19:21 2014

IMG 6362A quinta versão do Atelier Internacional de Criação Urbana EQUINOX foi aberta no último sábado (24), no centro de Champs sur Marne da Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée, França.

O evento contou com a participação da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, que está acompanhada de professores e alunos do curso de Arquitetura da UEMA.

Durante o evento, que vai até o dia 06 de junho, serão estabelecidos acordos de cooperação visando à promoção de atelier de projetos dedicados à inovação urbana e a formação de alunos e professores brasileiros, franceses e italianos das cinco universidades envolvidas no projeto.

Além da FAPEMA, o Maranhão também está representado pelo reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, e de professores e estudantes da Universidade.

O Atelier Equinox é uma experiência de intercâmbio internacional concebida por uma equipe pedagógica mista de professores e pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEMA e do Departamento de Engenharia Urbana da Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée.

Uma experiência pensada como laboratório dedicado à inovação urbana, como momento de experimentação.RTEmagicC Equinox 300p

Acordos de cooperação

Em missão de trabalho na França até o dia 29, Rosane Guerra, cumpre agenda que inclui reunião com dirigentes das Universidades de Marne La Valée e na sedes do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA), Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e com a Agência Inter-estabelecimentosde Pesquisa pelo Desenvolvimento (AIRD).

Entre os objetivos da missão estão a captação de recursos financeiros para o estado e a assinatura de acordos de cooperação para formação de recursos humanos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Preservação de Acervos Museológicos e Conservação de Prédios Históricos, a serem firmados em Marne La Valée Marseille.

Durante a missão também serão discutidas as possibilidades de criação no Maranhão do Programa de Doutorado e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo em parceira com as instituições internacionais que participarão do encontro EQUINOX e de um maior número de alunos e profissionais atender ao programa nacional Ciência Sem Fronteiras, do governo federal.

A agenda da presidente inclui ainda reuniões para tratar sobre estratégias e instrumentos de cooperação científica, de valorização e de inovação; entre outros compromissos.

  Categorias: