Escolas interessadas em visitar a “Cidade da Ciência” podem agendar horários para participar das atividades

Escolas interessadas em visitar a “Cidade da Ciência” podem agendar horários para participar das atividades
outubro 07 18:16 2014

SNCT1

As escolas interessadas em levar alunos para conhecer a “Cidade da Ciência”, onde acontece as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Luís (SNCT), pode agendar visita pelo email ndc@fapema.br ou pelo telefone (98) 2109-1433.

O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia-SECTECe pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA, acontece entre os dias 13 e 18 de outubro na área externa do São Luís Shopping e tem como objetivo a democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia.

Entre as atrações do evento estão apresentação do planetário que simula viagens pelo espaço e encanta os participantes, sendo um dos maiores sucesso do evento em anos anteriores, e uma sala com jogos virtuais onde telas touchscreen com games sobre diferentes formas de geração de energia prometem fazer sucesso entre crianças e jovens. A programação inclui ainda exposição de projetos inovadores, palestras, minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e apresentação cultural que acontece sempre ao final da tarde.

A programação é aberta ao público e contempla atividades para pessoas de todas as idades. A visitação começa sempre às 8h e se estende até às 20h, de terça-feira (14) a sábado (18). Na segunda-feira (13), acontece a cerimônia de abertura às 17h, que será coordenada pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Costa, e pela diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Ano passado mais de 36 mil pessoas participaram das atividades que incluem ainda palestras, mini-cursos, oficinas, apresentação de pôsteres e de protótipos e apresentações culturais sempre no final de tarde. A programação cultural tem a parceria da Secretaria de Estado da Cultura.

Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social é o tema da 11ª edição da SNCT. O tema é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. Este ano 659 alunos de graduação vão apresentar suas pesquisas durante o evento por meio de pôsteres e outros 91 farão apresentação oral.

“Durante a SNCT a população tem a oportunidade de conhecer a produção cientifica do estado e os projetos inovadores. Para os pesquisadores, por sua vez, a semana é um excelente momento para mostrar a sociedade seus trabalhos. Para a FAPEMA o evento é mais um momento de prestarmos conta a população dos investimentos do governo na área de ciência, tecnologia e inovação uma vez que a maioria dos trabalhos que serão mostrados receberam o financiamento da fundação”, destacou a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

A cada ano cresce o número de participantes e de atividades realizadas durante a SNCT. Em 2012, foram realizadas 1.801 atividades em todo o Estado e, em 2013, este número chegou a 2.380. O resultado disso é que o Maranhão ocupa atualmente, no ranking dos estados do Nordeste com maior número de atividades, a primeira colocação. No ranking nacional ocupa a 5ª posição.

Infraestrutura

A montagem da Cidade da Ciência já foi iniciada na área externa do São Luís Shopping. Dois túneis em estrutura metálica de alumínio em geospace – sistema indicado para cobertura de grandes espaços em eventos que exijam design arrojado e atrativo – compõem a estrutura física da Cidade da Ciência.”A Cidade da Ciência vai abrigar o Planetário, quatro auditórios, espaço com palco para apresentações culturais, espaço para apresentação de pôsteres e 62 stands, sala digital e espaço para realização de oficinas” segundo explicou o arquiteto responsável pela planta do evento, Agnaldo Castro Rego.

Entre as instituições que participam do evento e que terão stand na Cidade da Ciência estão a UFMA, UEMA, Estácio, Ceuma, Facam, Pitagoras, Ifma, Cest, Univima, Florence, Colégio Militar 2º de Julho, Colégio Militar Tiradentes, Sebrae, Senai, Icrim, Embrapa, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaspar Dutra, secretarias de Estado, entre elas a de Igualdade Racial, Cultura, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

  Categorias: