Escolas públicas podem se inscrever na Obmep até o mês de março

Escolas públicas podem se inscrever na Obmep até o mês de março
fevereiro 26 14:04 2010

Até o próximo dia 26 de março está aberta a inscrição para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-2010). Os estabelecimentos de ensino de todo o País pode se inscrever exclusivamente pelo site da Obmep (www.obmep.ogr.br).

As provas da primobmepeira fase serão no dia 8 de junho e os classificados para a 2ª fase serão anunciados em 10 de agosto. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 11 de setembro e no dia 26 de novembro divulgada a lista dos premiados.

Em 2009, a Obmep teve a participação de 43.854 escolas com mais de 19 milhões de alunos inscritos em 99,10% dos municípios; números que motivam os organizadores a continuar juntos com as escolas no esforço de aprimorar o ensino público brasileiro.

A Obmep premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Dentre os prêmios, está o oferecimento, por um ano, de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para os medalhistas que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC). Desde 2009 os universitários medalhistas do certame têm à sua disposição bolsa de Iniciação Científica, seguida de Bolsa de Mestrado, para desenvolver estudos em Programas de Pós-Graduação em Matemática.

A Olimpíada também disponibiliza em seu site material didático para alunos e professores. Em breve as escolas inscritas receberão o Banco de Questões 2010 – caderno com problemas interessantes e suas soluções.

Na opinião dos organizadores, o conhecimento matemático é uma ferramenta poderosa para a formação da cidadania e do progresso científico do País.

A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com a participação dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e do CNPq.

  Categorias: