Espaço Interativo mostra com jogos uma cidade sustentável, na SNCT-MA

Espaço Interativo mostra com jogos uma cidade sustentável, na SNCT-MA
outubro 15 11:52 2014

DSC 0455EDITADAUma cidade inteligente onde a população faz uso de fontes de energias alternativas como, por exemplo, a energia eólica, energia das marés e biomassa. Esse na verdade é um dos jogos virtuais que está disponibilizado na V Mostra Científica MA, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que traz como tema este ano, “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

O Espaço Interativo está montado em uma tenda dentro do pavilhão da ciência e atrai bastante atenção dos visitantes.

São três jogadores, cada um em uma tela, onde irão interagir para que juntos possam somar pontos e alimentar o cata-vento central e maior, que fica na tela gigante na frente dos jogadores. A tela que ficam no comando de cada jogador imita em tudo a cidade de verdade, seu trânsito, residências e fábricas.

“A cada erro do jogador em utilizar energia suja, o cata-vento muda de cor e vai ficando vermelho, o céu ficando escuro em sinal de alerta para uso incorreto da energia e se o jogador utilizar energia limpa, o cata-vento roda mais rápido”, explica o coordenador do espaço virtual, Luis Moraes Neto.

DSC 0449ESPAÇO INTERATIVO

Segundo o Luis Moraes, durante a partida é possível transformar carro em bicicleta como forma de economizar energia. “Aqui o principal aprendizado é a utilização das fontes de energias alternativas como a energia eólica, das marés, energia solar, entre outras. É um jogo que estimula, educa, conscientiza e ainda ensina que precisamos um dos outros para vencer as dificuldades”, observou.

Quem esteve visitando a SNCT gostou do que viu, como o estudante do Centro Integrado Dr.Geraldo Melo, do bairro da Cohab. João Victor dos Santos, 17 anos, soube bem explicar o porquê de ter apreciado o passeio. “Tirar a gente da rotina de sala de aula é muito valoroso, porque aprendizagem com interação é sem dúvida mais empolgante”, declarou.

 

 

DSC 0450EDITADO

Aprendizado

Já Leandro Henrique Costa, também do colégio Dr. Geraldo Melo, ressaltou que gostou muito de ter vindo ao passeio, o que para ele foi mundo de descobertas. “São muitas atividades. Pra onde se vira tem conhecimento. Muito bom. Adorei a experiência”, contou.

As amigas, Elaine Soares e Cristiane Marques, ambas 16 anos e alunas do 1º ano do ensino médio, estavam empolgadas com o que viram. “Nunca tinha visto um motor de carro funcionar fora do veículo. É um barulho diferente e a gente aprendeu como tudo funciona”, afirmou Elaine Soares.

A SNCT tem entre os objetivos a popularização da ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país, além de incentivar a atitude científica e a inovação. Traz ainda como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia em uma dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

O evento acontece até sábado, 18, e na área externa do São Luis Shopping e conta com programação variada durante todo o dia, 8 às 20h com encerramento de atração cultural.

  Categorias: