Estádio Nacional Mané Garrincha receberá Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília

setembro 10 13:36 2013

Em Brasília (DF), mais de 60 expositores já confirmaram presença na Semana Nacional de Ciência 2013 (SNCT), que na capital federal será realizada na área externa do Estádio Nacional Mané Garrincha, entre os dias 21 e 27 de outubro.

Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenadora do evento em Brasília, as reuniões para definição de atividades e detalhes da programação começam nesta segunda-feira (9). O evento acontece simultaneamente em todas as regiões do País, organizadas por comissões regionais compostas por entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa participantes da SNCT.

Os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil – Copa do Mundo e Olimpíadas – deram origem ao tema da semana este ano: “Ciência, Saúde, Esporte e Educação”. A ideia é aproveitar a oportunidade para motivar a população a conhecer aspectos científicos, educacionais e de saúde relacionados a temas esportivos durante as atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos apresentados durante o evento.

Histórico

Desde 2004, a SNCT é realizada em todo o País, sempre em outubro. A finalidade principal é mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, sobre de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

A SNCT tem registrado crescente participação de instituições de pesquisa, de ensino e municípios a cada edição. De acordo com o MCTI, em 2012, foram contabilizadas mais de 28 mil atividades, com o envolvimento de 911 instituições distribuídas por 722 cidades brasileiras.

Em relação ao tema deste ano, o titular do MCTI, Marco Antonio Raupp, ressalta que a abordagem se torna ainda mais relevante em um momento em que o País está no centro das atenções do esporte mundial. “As atividades vão mostrar como saúde, ciência e tecnologia têm hoje papel essencial nesse domínio, particularmente nas modalidades de alto desempenho”.

Para mais informações acesse o site http://semanact.mct.gov.br/.

  Categorias: