Estreia nesta quinta-feira, dia 13, o programa de divulgação científica Interação Ciência, parceria entre UFMA e Fapema

julho 13 20:21 2017

interacao-ciencia2Estreia nesta quinta-feira, dia 13, o programa Interação Ciência, uma parceria entre a TV UFMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O programa Interação Ciência vai divulgar os resultados e a aplicabilidade dos projetos científicos desenvolvidos no Maranhão por meio de produção audiovisual e funciona como um canal de comunicação entre as pesquisas realizadas no Maranhão e a realidade da comunidade local.

O projeto Interação Ciência apresentará 30 programas, sendo 10 programas com 15 minutos de duração em formato de série documental e 20 programas de reportagem com 7 minutos de duração cada, que têm como objetivo despertar o interesse da sociedade para a aplicação das pesquisas maranhenses. Além disso, conteúdos complementares serão veiculados nas plataformas digitais oficiais da TV UFMA.

Segundo o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, os resultados desse projeto serão importantes para que a sociedade conheça o que vem sendo produzido e assim se fortaleça o apoio a essas pesquisas. “É importante que o público saiba o que as instituições e seus pesquisadores estão produzindo. Existem muitas pesquisas que são desconhecidas do grande público e precisam de apoio e reconhecimento, daí a importância da produção e programas como este”, afirma.

A equipe do Interação Ciência é formada por três recém-graduados e seis graduandos, sob a orientação de três professores. A coordenadora de projetos da TV, Poliana Sales destacou essa iniciativa como sendo uma concretização do slogan da TV UFMA. “A TV universitária tem o papel de formadora. E o objetivo dessa proposta para formar a equipe é proporcionar aos graduandos a oportunidade de estarem vinculados a um projeto na instituição, e aos recém-graduados de obterem uma formação complementar, experiências para o mercado que estão adentrando” explica.

As exibições serão quinzenais e cada programa abordará, de forma simples e com linguagem acessível, as produções científicas com aplicabilidade social, desenvolvidos pelas instituições de ensino do Maranhão (UFMA, UEMA, UEMASUL, IFMA, IEMA e Ceuma). Como complementação ao que será exibido na TV, será produzido no Youtube oficial da emissora um quadro denominado “Simplificado”, que pretende acrescentar à reportagem, um conteúdo que traga mais informações ao público.

*Com informações da TV UFMA

  Categorias: