Estudandes apresentam trabalhos em pôsteres na IV Mostra Científica do Maranhão, na SCNT

Estudandes apresentam trabalhos em pôsteres na IV Mostra Científica do Maranhão, na SCNT
outubro 22 21:33 2013

DSC 0080A matemática, sustentabilidade, a coleta seletiva, saúde também são temas presentes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, promovida pelo governo do estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e da FAPEMA. O evento acontece até sábado (26) na área externa do São Luís Shopping, onde foi montada a Cidade da Ciência. Acadêmicos das mais diversas instituições de ensino superior inscritos no Edital de Programa de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC da FAPEMA participam com apresentação de pôsteres sobre variados assuntos.

O PIBIC tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública mediante a participação em atividade de pesquisa científica, tecnológica e inovação. A estudante do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Letícia Santos Araújo, participa da SNCT através do PIBIC com apresentação de pôster sobre a História da Matemática nos livros de escolas da rede pública.

“Minha pesquisa foi detectar e catalogar os livros de matemática usados nas escolas, e saber a evolução da história da disciplina dentro desses livros com levantamento bibliográfico e pesquisas exploratórias”, contou. Esse é o segundo ano consecutivo que a jovem universitária participa com projetos através do PIBIC.DSC 0091

Entre os estudantes estavam Sâmia Constantino, Wene Dayane, Maciel, Witalo Lima, Syndi Silva, Samantha Matias; todos do Curso de Biomedicina, da Faculdade Estácio, apresentavam pela primeira vez o pôster sobre sustentabilidade com pesquisa realizada sobre o descarte incorreto das sacolas plásticas e os problemas causados pela falta de conscientização da população em relação ao lixo desse material. “Queremos conscientizar a população da forma correta de descartar as sacolas plásticas e descobrimos uma fábrica aqui em São Luis, na Vila Esperança, que reaproveita a sacola usada para fabricação de uma nova sacola”, explicou Sâmia Constantino.

A saúde é tema da semana e foi alvo de pesquisa da acadêmica do oitavo período de Fisioterapia, do Uniceuma, Mara Moura Leal, que apresentou pesquisa sobre perfil epidemiológico de 30 idosas vinculadas ao grupo de repouso Irmã Dulce e detectou que os problemas de saúde que mais acometem são a hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, reumatologias, diabetes e problemas no sistema digestivo. “Fiz questionário oral com as idosas e ao final detectei as doenças que mais aparecem com a idade, porque o que queremos é prevenir novas doenças”, explicou.

A SNCT tem entre os objetivo mobilizar a população, em especial jovens e crianças em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia , valorizando a criatividade e atitude científica e inovação no que é produzido no Maranhão. A programação tem início as 8 horas e encerra às 20 horas com atividades como palestras, minicursos, oficinas e programação cultural no fim da tarde.

  Categorias: