Estudante da UFMA recebe o prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia CNPQ 2017

Estudante da UFMA recebe o prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia CNPQ 2017
junho 05 12:08 2018

O trabalho de pesquisa Produção de filmes biodegradáveis para uso em feridasrendeu ao estudante do 6º período de Farmácia da UFMA e bolsista PIBIT CNPq, Jose Ribamar de Castro Junior, o prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia CNPQ 2017. Com esse mesmo trabalho, o discente foi agraciado com Prêmio FAPEMA 2017 – Categoria Jovem Cientista – Saúde.

Sob a orientação da professora Adjunta do Departamento de Farmácia da UFMA, Patrícia de Maria Silva Figueiredo, o trabalho visa ao desenvolvimento de filmes biodegradáveis que possam agir como curativos e que tenham como finalidade tratar infecções ou impedir a infecção em feridas. De acordo com José de Ribamar, o produto é de baixo custo, com possível aplicação para a sociedade, principalmente para as pessoas de baixa renda. “Além disso, é altamente sustentável para o ambiente, uma vez que toda matéria prima utilizada é retirada da natureza e por conta disso é degradado mais facilmente”, diz.

O estudante ressalta também que o projeto foi uma empreitada desafiadora. “Mas estamos conseguindo, com todas as dificuldades, desenvolvê-lo para a sua finalidade proposta e nossa visão para o futuro é aplicar todo nosso conhecimento e o produto inovador para a sociedade”, afirma.

Já a professora Patrícia Figueiredo faz questão em dizer que, enquanto farmacêutica, professora e pesquisadora é muito gratificante ver que os esforços e dedicação de seus alunos, principalmente da graduação, estejam sendo devidamente reconhecidos. “Trabalhamos com pouco recurso, mas com bastante ética e humildade”, conclui.

  Categorias: