Estudantes brasileiros conquistam medalhas na 16ª Competição Internacional de Matemática

Estudantes brasileiros conquistam medalhas na 16ª Competição Internacional de Matemática
julho 31 13:01 2009

Estudantes brasileiros conquistaram uma medalha de Ouro, sete de Prata e de Bronze e quatro Menções Honrosas na 16ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), que terminou ontem (30), na Hungria.

O estudante Rafael Daigo Hirama do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) conquistou Medalha de Ouro na competição. Participam anualmente da Olimpíada alunos de mais de 80 instituições de ensino superior, entre as mais prestigiadas do mundo como a Princeton, Cambridge, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, Oxford University, Universidade Complutense de Madri e Universidade de Moscou. OLIMPIADA_MATEMATICA

A IMC reúne alunos de 150 instituições de 40 países, que cursam entre o primeiro e quarto ano da graduação e que não possuam outro título universitário. A prova é aplicada em dois dias consecutivos. Os problemas incluem questões de Álgebra, Analise Real e Complexo e Combinatória.

IMC

O Brasil participa da competição desde 2003 e já conquistou 54 medalhas, sendo 1 de ouro especial (Grand First Prize), 8 de ouro, 18 de prata e 23 de bronze. A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCT) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.

  Categorias: