Estudantes da rede estadual expõem trabalhos na SNCT

Estudantes da rede estadual expõem trabalhos na SNCT
outubro 14 20:21 2014

 

foto escolaAlunos do Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, primeira escola de tempo integral da rede pública estadual maranhense, estão expondo pesquisas realizadas no ambiente escolar durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que acontece até o próximo sábado (18) na área externa do São Luís Shopping.

Coordenados pela professora Regilsa Carvalho, os alunos apresentam um projeto de automação de hortas hidropônicas de alface e manjericão, que vem sendo implantado na comunidade de Calembe, na área da Estiva, zona rural de São Luís.

A estudante Stefhany Almeida, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio da escola, explica que o projeto visa reduzir custos na produção de hortaliças. “Nosso diferencial é utilizar a energia solar para alimentação dos equipamentos do sistema. Isso diminui os custos e pode fornecer maior lucro aos produtores rurais”, afirmou.

O coordenador de Ciências da Natureza e suas tecnologias da escola, Mário Mendonça, explica que a interdisciplinaridade, uma das metas da escola de tempo integral, é alcançada com o projeto. “Na construção do projeto, os alunos utilizam conceitos de robótica aplicada, matemática, física, química e biologia, podendo ver na prática suas aplicabilidades. Além disso, há o retorno social da pesquisa, com uma possibilidade real de diminuição de custos na produção de alimentos”, destacou.

Outras escolas -Estudantes do curso técnico em eletromecânica do CE João Bacelar Portela apresentam a criação de um robô que serve para realizar resgates – o robô resgate. A engenharia foi criada pelos próprios alunos e apresentada ano passado na Olimpíada Brasileira de Robótica.
O Colégio Militar 2 de Julho expõe um projeto desenvolvido junto aos alunos de 9º ano do ensino fundamental sobre o consumo consciente de energia elétrica, trazendo para a prática as temáticas da física, aplicada à educação ambiental.

Já o Colégio Militar Tiradentes apresenta o trabalho desenvolvido pela escola voltado ao ensino de aeronáutica e astronomia, que tem como produto prático a construção de foguetes artesanais com garrafas pet e impulsionados por uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

Divulgação científica – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento realizado em todo país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação das Secretarias de Ciência e Tecnologia Estaduais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica – MCTI, e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua principal finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). No Maranhão a semana é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema).

  Categorias: