Estudantes da rede estadual participam da SNCT

outubro 16 22:39 2012

Centenas de estudantes de ensino médio e fundamental das redes estadual e municipal de ensino, além de alunos de escolas particulares, prestigiaram nesta terça-feira (16), o segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá até o próximo sábado (20), no espaço externo do São Luís Shopping. Paralelo ao evento, também está acontecendo a 3ª Mostra Cientifica do Maranhão.

O evento, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, é coordenado, no Maranhão, pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Tem como foco mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, para estimular a valorização da criatividade, a atitude científica e a inovação.

Para a estudante do 3º do ensino Médio, do Centro de Ensino Maria Aragão, Adriana Matos, 17, a SNTC é uma oportunidade ímpar de conhecer novas tecnologias e ferramentas que deverão ser usadas em salas de aula e que irão contribuir de forma expressiva para a melhoria do processo de ensino e aprendizado.

Uma das experiências destacadas pela estudante foi conhecer o posto potencial, também elogiado pela estudante Jucilara Rodrigues, 17, do 3º ano do ensino médio matriculada no CE Odylo Costa, filho, durante visita à Ilha do Conhecimento, estante montado pelos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A estudante Juliana Alves Matos, 12, disse ter ficado encantada com os novos conhecimentos adquiridos durante a visita aos estandes da SNTC e que estava “aprendendo muito”, frisando que alguns dos equipamentos deveriam ser levados para as salas de aula das escolas.

Juliana Alves considerou com um dos melhores atrativos a visita feita à oficina de odontologia. Ele ouviu explicações e garante que aprimorou seus conhecimentos sobre a maneira correta de escovar os dentes e os cuidados que os adolescentes devem manter para conservar a saúde bucal.

Na opinião do estudante Júlio Ferreira Albuquerque, a promoção da SNTC, é uma maneira excepcional de levar informações aos jovens. Surpreso com informações e as experiências exitosas, ele disse que estava conhecendo o que as universidades fazem e que esperava voltar para visitar mais os estandes.

A SNTC e a 3ª Mostra Científica do Maranhão contam com o apoio das secretarias de Estado de Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP), Cultura (Secma), Meio Ambiente (Seme) e Trabalho e Igualdade Racial (Setres) e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Também são parceiros universidades públicas e particulares, empresas privadas, órgãos públicos e instituições.

  Categorias: