Estudantes da rede pública podem participar do edital IC-Jr

Estudantes da rede pública podem participar do edital IC-Jr
abril 02 14:52 2013

editais 2013Para promover a inclusão de estudantes em atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, além de despertar os talentos e a vocação de pesquisadores nesses jovens, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), lançou o edital que tem como objetivo a concessão de bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 15 de abril, no site da entidade.

No total serão concedidas 100 bolsas de Iniciação Científica Júnior durante o período de um ano. Os recursos foram disponibilizados através de um convênio firmado entre a FAPEMA e o CNPq. Os valores das bolsas estão disponíveis no site do CNPq. Para concorrer os candidatos devem estar matriculados no ensino fundamental, médio ou profissional de escolas da rede pública do Maranhão.

Além disso, o edital prevê algumas outras exigências para os candidatos, tais como possuir frequência superior a 80% na escola, não acumular bolsas e nem possuir vínculo empregatício. Aos orientadores, é solicitado um título mínimo de mestre e a comprovação de experiência em atividades de pesquisa cultural, artística ou em desenvolvimento tecnológico. O orientador deve ter no máximo três alunos em sua responsabilidade.

As propostas vão ser avaliadas por um comitê de julgamento e por assessores ad hoc, levando em conta questões como a relevância da pesquisa e o impacto regional; a originalidade da proposta; o mérito técnico-científico; clareza e pertinência dos objetivos e a relevância dos resultados esperados.

O cronograma com as atividades, exigências e prazos a serem cumpridos pelos candidatos está disposto no site da fundação, no edital n° 008/2013 – BIC-JR. A divulgação dos resultados e a contratação das propostas devem acontecer a partir da primeira semana de junho.

 

  Categorias: