Estudantes de Chapadinha e região participam da SNCT

Estudantes de Chapadinha e região participam da SNCT
outubro 18 19:39 2012

 

chapadinhaA SNCT de Chapadinha trouxe uma novidade este ano: as atividades (minicursos, oficinas, palestras, etc), antes centralizadas no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha (CCAA/UFMA), agora estão espalhadas pelas escolas da rede municipal e estadual da região. A idéia dos organizadores é popularizar o conhecimento científico, tecnológico e de inovação junto ao público estudantil. “Queremos, através da divulgação da ciência e da tecnologia, contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade”, declarou o professor Dr. Cláudio Gonçalves da Silva, coordenador da SNCT em Chapadinha.

Desde o primeiro dia do evento, que teve início da segunda (15) e prossegue até sábado (20), alunos das escolas Dr. Paulo Ramos, CAIC, José Manoel de Santana, Francisco Almeida Carneiro (FAC), além de colégios de Mata Roma e Anapurus, estão participando de minicursos e oficinas onde são apresentadas técnicas de implantação de horta vertical usando garrafas PET e confecção de artesanato com materiais recicláveis. Ao mesmo tempo, professores e estudantes estão debatendo os desafios de se preservar a natureza garantindo o crescimento industrial, contribuindo assim para a diminuição das desigualdades sociais.

Nesta quinta-feira(18), as atividades se concentraram nas comunidades de Bom Sucesso e Cidade Nova. Amanhã (19) será a vez dos alunos da cidade de Anapurus terem acesso à palestra sobre sustentabilidade, além do minicurso “Alfabetização e letramento como recurso para erradicação da pobreza”. Para Raimundo Luiz, estudante da Escola Dr. Paulo Ramos, as atividades oferecidas durante a SNTC de Chapadinha são uma oportunidade de aprender sobre ciência e tecnologia. “Estou gostando muito, porque a gente está tendo aprendendo coisas novas e também a valorizar a natureza”, disse o aluno.

De acordo com o professor Cláudio Silva, mais de mil pessoas estão participando da SNCT de Chapadinha, que este ano trouxe como tema “Sustentabilidade, Economia verde e Erradicação da pobreza”. O evento integra a programação regional da SNCT, que acontece até o dia 21 em São Luís-MA, e tem como objetivo a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos que possam contribuir para melhorar as condições de vida da comunidade local. A equipe organizadora da Semana de Chapadinha é formada pelos professores Cláudio Silva, Valnice e pelo técnico administrativo Mabson Santos. Também estão colaborando 12 alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Biologia da UFMA.

A SNTC de Chapadinha tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão FAPEMA, por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Além da FAPEMA, o encontro conta com o apoio da direção do CCAA e do Laboratório de Entomologia Básica e Aplicada (LAENBAP) da UFMA.

SNTC – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Maranhão, é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O tema deste ano é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Na SNCT 2012 estão sendo promovidas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Também estão sendo debatidas estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais. O foco do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, para estimular a valorização da criatividade, a atitude científica e a inovação.

Ему не раз попадались "Исковое заявление образцы скачать"на глаза сочные плоды мескито; чтобы их сорвать, нужно "Герой дыхания смерти скачать"было лишь протянуть руку.

Возможно, что голоса "Скачать тёмная башня книги"стали громче или разговаривающие "Песни зарубежные скачать"подошли ближе к окну, но теперь "Скачать кодеки последняя версия"я различал каждое, слово.

великий план, в котором "Скачать группу аквариум"эта война всего лишь первая страница.

Здесь прошло голов "Методики диагностики дошкольников"двадцать по-видимому, в том же направлении, в котором ехали и мы, "Скачать через торрент игру супергерои"то есть к индейской "Каролина скачать песня"резервации.

Наконец капитан заявил, что мы нагнали “Магнолию” на "Краткое содержание имя розы краткое содержание"несколько сот ярдов.

Доктор рассказал мне много страшных подробностей.

  Categorias: