Estudantes do Iema ganham medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática

junho 23 16:07 2017

altEstudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) voltam a ser destaque no cenário nacional e internacional. Desta vez pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira (OIMSF) pelos alunos da unidade plena do Iema – Timon. A olimpíada é uma competição em equipe interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio e tem entre seus objetivos aproximar os países estrangeiros através do estudo da matemática, promover o interesse pela disciplina e pelas línguas estrangeiras e o trabalho em equipe.  
 
“Nós ficamos extremamente felizes porque cada reconhecimento, cada vitória dos nossos estudantes do Iema, representa para nós, para o governo Flávio Dino, o acerto, o respaldo e a justificativa da priorização que nós fazemos no investimento em educação. Os jovens maranhenses precisavam há muito tempo de oportunidade e o governo tem trazido essas oportunidades e esses jovens têm correspondido e vencido com garra e dedicação. Todos eles têm condições de serem muito mais”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.  
 
Cícero Henrique de Sousa Silva, 15 anos, estudante da turma de Informática Biométrica, disse que a prova foi muito importante para que toda a turma desenvolvesse um trabalho integrado e em equipe fazendo com que conquistasse a vitória. “Estamos em outras olimpíadas, esperando por mais vitórias e conquistas”, disse entusiasmado. “Creio que para toda a turma foi uma ótima experiência. Essa conquista se deve ao nosso esforço e dos professores que nos orientaram mostrando que a matemática não é um bicho de sete cabeças”, completou Micaelly Ferreira dos Santos, do curso de Informática Biomédica.  
 
O gestor pedagógico Jeferson Probo disse que toda a unidade está muito feliz com o resultado obtido na olimpíada. “Começamos bem no Biênio da Matemática. Nossos alunos se destacaram na resolução das questões, sob a orientação da professora mestra Ana Tecya, que vem desempenhando um excelente trabalho com os alunos”, destacou o gestor. Ele agradeceu a toda a equipe da Secti pelo incentivo que tem dado aos alunos.  
 
“Para nós é um grande orgulho que os nossos alunos já estejam se destacando em nível de olímpiadas. Esses resultados são graças aos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado em Timom e pelo incentivo dos pró-reitores do Iema, do secretário Jhonatan Almada, aliado ao trabalho em equipe e a nossa vontade de crescer, de atingir a excelência no ensino”, disse a gestora geral da unidade, Camila Mendes de Souza. 
 
Caminho certo 
 
O secretário Jhonatan Almada enfatizou que o modelo educacional que o Iema oferece comprova a cada dia seu acerto e a sua efetividade, considerando que os estudantes não só obtêm um bom desempenho acadêmico, como também se classificam em olimpíadas do conhecimento e são premiados em competições internacionais como os estudantes do Iema Pindaré-Mirim e do de São Luís, que ganharam competições nacionais e internacionais de robótica.  
 
“Cada vez os estudantes são reconhecidos pela sua capacidade e esforço apoiado no nosso modelo, nos professores, gestores, em toda a equipe que faz um trabalho dedicado para o Iema ser referência e excelência em ensino” completou Jhonatan Almada.  
 
Além do certificado de premiação, os ganhadores são premiados com credenciais para competições internacionais pelas quais a Rede POC – organizadora no Brasil da olimpíada. 

  Categorias: