Estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática poderão concorrer a bolsa do Instituto TIM

fevereiro 11 11:01 2016

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que estão abertas, até segunda-feira (15), as inscrições para a Bolsa Instituto TIM – OBMEP, com o objetivo de dar apoio financeiro para jovens premiados nas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que cursem universidade.

Ao todo, serão oferecidas, em março de 2016, 50 bolsas de manutenção, no valor mensal de R$ 1.200, com duração de 12 meses, renováveis anualmente, até 48 meses. Para concorrer a bolsa, o estudante deverá ter sido medalhista de ouro, prata ou bronze em alguma edição da OBMEP, e admitido em um curso de uma universidade pública, em 2016, nas áreas de Arquitetura, Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponível na página da OBMEP (www.obmep.org.br); enviar carta descrevendo seus projetos pessoais, acadêmicos e profissionais; cópia do comprovante do resultado do Enem 2015; cópia do histórico escolar; cópia do comprovante de admissão em um curso nas áreas especificadas acima, de uma universidade pública em 2016; cópia do comprovante de residência e dos comprovantes de renda familiar.

No dia 7 de março será enviada aos candidatos mensagem sobre o resultado da inscrição. De 14 a 18 de março será o período de inserção no site da documentação exigida para os bolsistas. O resultado do processo de seleção será divulgado na página da OBMEP em até 15 dias úteis após a data limite das inscrições.

A seleção dos bolsistas será realizada por uma Comissão Acadêmica que poderá ser composta por representantes do Instituto TIM e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A seleção se fará com base no mérito acadêmico, evidenciado no resultado do Enem e nas diversas edições da OBMEP, e com base na renda familiar per capita e na relevância do apoio financeiro na viabilização da trajetória acadêmica e profissional do jovem. Somente serão considerados os candidatos que tenham fornecido todos os documentos solicitados nos prazos estipulados.

  Categorias: