Estudo avalia tipos de tratamento que devem ser realizados após o clareamento dental

Estudo avalia tipos de tratamento que devem ser realizados após o clareamento dental
março 27 17:51 2015

clareamentoMuitas pessoas insatisfeitas com a cor dos dentes recorrem ao clareamento para tentar melhorar a aparência e trazer beleza ao sorriso. Mas a durabilidade do clareamento dental depende em parte de hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório.

Não fumar, não tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros ou refrigerantes à base de cola (Coca/Pepsi), nem ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate e a beterraba são algumas das recomendações dadas por especialistas.

Mesmo assim, se não for aplicado nenhum produto após a realização do tratamento, os dentes podem manchar de novo e rapidamente. É o que diz uma pesquisa coordenada pela professora Andréa Dias Neves Lago, da Universidade Federal do Maranhão.

Durante o estudo, foram avaliados os tipos de tratamento que devem ser realizados após o clareamento dental. Para isso, os pesquisadores testaram vários produtos com o objetivo de encontrar o que melhor previne o manchamento dos dentes após o tratamento.

“Pelos resultados obtidos, poderemos aprofundar os estudos sobre dois materiais promissores que têm a função de remineralizar a estrutura dental e utilizá-los também para tratar lesões iniciais de cárie. Um desses produtos é extraído da proteína do leite e o outro é constituído por material semelhante ao mineral presente nos dentes”, explicou Andrea.

A pesquisa foi desenvolvida na UFMA pela aluna de iniciação científica Andréa Roberta Nunes e conta com o apoio da Fapema. “Estamos na fase de confecção do relatório final e do artigo científico”, declarou Andrea.

Andréa Dias Neves Lago é doutora em dentística pela FOUSP e trabalha com o tema do clareamento desde 2007, quando iniciou o mestrado. Foi professora substituta de Dentística na UFMG e atualmente é professora adjunta dessa disciplina na UFMA. Desenvolve pesquisas na área de clareamento, agentes remineralizadores, manchamento e laser.

  Categorias: