Estudo sobre a linguagem dos pescadores da Raposa é apresentado em livro

Estudo sobre a linguagem dos pescadores da Raposa é apresentado em livro
agosto 07 14:10 2015

0livro-palavrasO resultado de estudo linguístico realizado no litoral maranhense pela pesquisadora Raquel Pires Costa será apresentado no livro “As palavras sob um viés cultural: o léxico dos pescadores da Raposa, Maranhão”. A publicação, que ainda tem como autora a pesquisadora Maria Cândida Seabra, será lançada no sábado (08), às 19h, na Livraria Leitura-São Luís Shopping.

O livro, segundo explicou Raquel Costa, ex-bolsista de Mestrado da Fapema, é fruto da Dissertação de Mestrado defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal  de Minas Gerais (UFMG), intitulada “Um estudo linguístico no litoral maranhense: léxico e cultura dos pescadores da Raposa, Maranhão”.

A publicação é uma forma de salvaguarda do patrimônio imaterial da região. A pesquisa que deu origem ao livro também foi premiada com menção honrosa no I Encontro Mineiro de Pós-Graduandos, realizado em Ouro Preto em 2013. Raquel Costa é atualmente professora do COLUN/UFMA e faz doutorado de Linguística no mesmo programa de pós-graduação. 

  Categorias: