Estudo sobre a vegetação ciliar maranhense é lançado em Pernambuco, na 65ª SBPC

Estudo sobre a vegetação ciliar maranhense é lançado em Pernambuco, na 65ª SBPC
julho 26 21:20 2013

DSC 2312

O livro “Mata Ciliares” foi lançado nesta quinta-feira, 25, na 65ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife. Na oportunidade, o pesquisador e autor do livro, Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro, interagiu com o público e explicou a abordagem geral da publicação. A obra recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do edital de Apoio a Publicação – APUB.

Com o propósito de ser ao mesmo tempo técnico-científico, mas também um material didático para ser usado por alunos, professores e instituições, o livro traz na primeira parte uma abordagem geral sobre matas ciliares, os conceitos, classificação e os diferentes tipos de vegetação, principalmente, nas áreas úmidas do Maranhão.

Na segunda parte, a obra traz as experiências com a produção de mudas e com o plantio para recuperação e conservação nas áreas úmidas da baixada maranhense. “Essas experiências são úteis porque elas selecionaram espécies, técnicas e definiram modelos de revegetação a serem usados nesse tipo de ambiente. Então, o livro alia ao mesmo tempo a parte de didática, mas também traz a parte técnico-científica, mostrando os caminhos para produção de mudas com esse tipo ambiente”, explicou Claudio Urbano Pinheiro.

Os interessados em adiquirir o livro podem entrar em contato pelo email: cpinheiro@elo.com.br

  Categorias: