Evento discute genética de populações e evolução de peixes

Evento discute genética de populações e evolução de peixes
outubro 29 11:29 2009

“Comunicações científicas de Genética de Populações e Evolução”. Este foi o tema do primeiro dia de apresentações do II Colóquio da Rede de Investigações sobre a Ictiofauna Amazônica (RIIA), que acontece até sábado, dia 31 de outubro, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).ictiofauna_amazonica

Segundo o pesquisador Jorge Porto, do Inpa, o objetivo do colóquio é expor os resultados obtidos pelos membros da rede nos diversos projetos desenvolvidos. “Estão sendo discutidos hoje diversos avanços que foram obtidos pelos pesquisadores que integram essa rede nesses quatro anos, fruto de colaboração, seja ela multilateral, bilateral, ou unilateral, tendo como parâmetro os diversos países que integram a região amazônica internacional”, afirma Porto, que o coordena o evento.

Entre os destaques do primeiro dia esteve a palestra “Genética de peixes: perspectivas e aplicações”, ministrada pelo pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), César Martins, que entre outros assuntos abordou a determinação sexual dos peixes, questão que, segundo Martins, já é muito bem definida no caso dos mamíferos.

“Em peixes o que nós buscamos é encontrar respostas em relação a como esses mecanismos de determinação sexual hoje, tão bem estabelecidas nesses mamíferos surgiram no passado para esse determinado grupo”, explica o pesquisador.

  Categorias: