Expositores na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia investem em programação diversificada

Expositores na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia investem em programação diversificada
outubro 22 21:47 2013

IMG 0799De um lado, um corpo no chão, projéteis de balas e um cenário de crime, com fitas de isolamento colocadas por peritos do Instituto de Criminalística impedindo o acesso de curiosos. Adiante, homens do Batalhão de Choque da Policia Militar com armas, equipamentos de defesa e um cachorro de guarda. A primeira vista, as cenas poderiam assustar, afinal, nos remetem a um assassinato. Mas, na verdade, não passam de uma encenação prática, sobre como é possível investigar crimes usando a tecnologia.

Quem for visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Cidade da Ciência montada no São Luís Shopping, vai se deparar com essa e muitas outras imagens e, principalmente, com explicações de como a ciência ajuda a interpretar fatos, identificar problemas de saúde e ajudar e promover o desenvolvimento do corpo humano.
Instituições diversas estão participando da SNCT que este ano tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. O tema, sugerido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação- MCTI, aposta no mote da Copa do Mundo que será realizada em 2014 no Brasil e também nas Olimpíadas que acontecem em 2016 na cidade do Rio de Janeiro, para atrair o olhar curioso das crianças, adolescentes e jovens que são o público alvo do evento.IMG 0820

E para isso, os organizadores da feira estão apostando nas atividades esportivas que trazem a realidade virtual. Yanderson Melo, aprovou a ideia. O adolescente entusiasmado, de 13 anos, dedicou boa parte da visita para experimentar os jogos que foram montados em um espaço para praticar a atividade. “É muito bacana, acho que hoje em dia dá para fazer esporte e gastar energia mesmo no virtual. A gente se movimenta do mesmo jeito”, diz..

IMG 0808Assim como é importante a prática de atividades físicas é importante também a alimentação saudável. Por isso, nas barracas da Feira de Economia Criativa, além das amostras de artesanato regional havia também a comercialização de alimentos típicos do Maranhão e a orientação sobre a maneira de se alimentar de forma saudável. A Feira é coordenada pela Secretaria Estadual de Trabalho e Economia Solidária.

Até o final do evento, no sábado, as secretarias de governo estarão presentes com seus stands. A Secretaria de Cultura do estado levou exemplos da cultura local, com indumentárias e peças do bumba-meu-boi e também informações sobre o Acervo Digital, possível graças a uma parceria estabelecida através de edital com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA.

Entre as instituições parceiras, o destaque ficou por conta do stand do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) onde residentes de Farmácia davam esclarecimentos sobre “Anabolizantes e Saúde”, informando as contra-indicações, o porquê de não usar e os riscos para o desenvolvimento, especialmente para os jovens. Lições, que Antonio Márcio Cutrim, 16 anos, ouviu bem. “Tenho amigos na minha rua que já fizeram uso, mas acho importante a gente ouvir e aprender. É melhor ficar com músculos malhando, da maneira correta”, salientou o visitante da Semana.

  Categorias: