ExpoT&C recebe público diário de mais de 10 mil pessoas, stand FAPEMA é um dos mais concorridos

ExpoT&C recebe público diário de mais de 10 mil pessoas, stand FAPEMA é um dos mais concorridos
julho 25 16:58 2014

IMG 0548A ExpoT&C tem recebido um grande público que participa da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que acontece até domingo (27) na UFAC, em Rio Branco.

A exposição é uma mostra de Ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

O governo do Maranhão participa do evento com um stand onde a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA apresenta a comunidade a produção científica de pesquisadores maranhenses que desenvolvem trabalho com o apoio da Fundação.IMG 0550editada

No stand estão expostos livros, revistas, folders e CDs com resumo dos trabalhos científicos e também mostra da cultura e dos pontos turísticos do estado.

Alunos de instituições de ensino, visitantes de outros estados, e de outros países, e famílias acrianas formam o público diversificado que prestigia a ExpoT&C.

Muitos dos visitantes se interessam não somente pelas pesquisas cientificas, mas também em conhecer mais a cultura e os pontos turísticos dos estados presentes no evento.

O stand do Maranhão tem atraído grande público pelo material de pesquisa apresentado no stand e por trazer em sua fachada figuras que chamam a atenção para cultura, culinária e turismo do estado.

“Ouvimos falar muito do Maranhão dos lençóis maranhenses e tenho vontade de ir visitar essas belezas”, contou professora de História Izabel Cristina Marques que junto com a amiga Josineide Gastano, também professora, mas da disciplina Geografia, visitaram o stand da FAPEMA nesta sexta-feira.

“Para nós está sendo um oportunidade única sediar este evento, e penso que para quem participa com atividades, também pois aqui é um espaço onde todos podem conhecer o que há de melhor nos estados, em todas as áreas”, completou Josineide.IMG 0549

Tecnologia e Cultura

A ExpoT&Ctem como atração Tecnologia e Cultura. Ao todo são 29 o número de instituições presente na exposição. O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério dos Esportes, da Marinha – Fundação Mar e do Exercito Brasileiro, montaram stand no local.

Na tenda do MCTI é possível encontrar monitores touchscreen (sensível ao toque) que disponibilizam conteúdos sobre as 31 unidades de pesquisa do Ministério. “Conforme a curiosidade do visitante ele pode se aprofundar, pois os monitores foram pensados para a essa interação de homem e máquina”, informou a coordenadora do MCTI, Lúcia Santos.

Outra novidade da tenda é a “Oca digital”, onde os participantes vivenciam a mata e os animais por meio de sensores táteis. “A nossa proposta era integrar o conceito de tecnologia e rusticidade.

É um casamento da tradição e da inovação. Ou seja, pegamos o conceito do índio e do seringueiro e relacionamos as novas tecnologias que estão sendo usadas”, explica um dos técnicos da exposição, Ângelo Pereira.

  Categorias: