Faculdade de Arquitetura realiza Seminário sobre os desafios da gestão urbana, com apoio da FAPEMA

Faculdade de Arquitetura realiza Seminário sobre os desafios da gestão urbana, com apoio da FAPEMA
agosto 02 18:10 2013

sao luis maranhao

O crescimento desordenado nas cidades e a mobilidade urbana são temas atuais que chamam atenção das autoridades. Com esse foco, acontece nos dias 11 e 12 de setembro o “I Seminário Maranhense em Gestão Urbana e Desenvolvimento Regional e Local”, que será realizado no Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, localizado na Rua da Estrela, 472, Praia Grande. Na oportunidade será discutido o desafio de avançar de forma equilibrada, promovendo o bem estar da população e buscando o desenvolvimento sustentável.

O evento é uma parceria entre o Curso de Pós-Graduação Cartografia Social e Política da Amazônia da UEMA e o curso de Pós-Graduação Gestão Urbana e Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, através do Edital de Apoio a Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação – AREC. O AREC tem como objetivo apoiar a realização de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação no Maranhão, incluindo congressos, seminários, workshops, e similares de âmbito internacional, nacional, regional e local. O edital encontra disponibilizado no site da FAPEMA, no endereço www3.fapema.br.

Saulo Santos, um dos coordenadores do evento, falou sobre o apoio da FAPEMA. “È muito importante a parceria com a FAPEMA, porque foi através dos recursos adquiridos por meio desse edital que pagamos nossos custos e estamos realizando o seminário”, disse. O “I Seminário Maranhense em Gestão Urbana e Desenvolvimento Regional e Local” tem objetivo é compreender a gestão urbana e o desenvolvimento regional e local fazendo com que as cidades venham a ter condições adequadas e sustentáveis de maneira que todos possam se beneficiar das políticas públicas.

Serão mais de duzentos participantes entre profissionais, pesquisadores, professores, e comunidade acadêmica (alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Administração Pública, Engenharia, Ciências Sociais, Geografia, Economia e alunos de Pós-Graduação em Meio Ambiente, Economia, Desenvolvimento, Ciências Sociais e Políticas Públicas, entre outros) e gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal que irão debater questões ligadas ao urbano e ao desenvolvimento, pois as cidades tornaram-se o grande desafio no século XXI, onde cada vez mais as pessoas tem buscado o espaço urbano como “residência”.

.Saulo Santos disse ainda que além dos objetivos, o seminário também oportuniza o fortalecimento do curso no estado. “O curso de Pós-Graduação da UEMA é novo e já conta com apoio e programas de outras instituições de ensino superior federais tornando-o mais fortalecido no mercado de trabalho. O seminário é positivo também, porque fortalece conhecimento científico do Maranhão”, observou.

  Categorias: