FAPEMA abre editais para credenciamento de agências de internacionalização e aceleração de empresas
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) está com editais abertos para seleção e credenciamento de Agências de Internacionalização de Empresas e de Aceleração, visando a prestação de serviços a empresas beneficiárias do Programa Tecnova III, operacionalizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Os interessados têm até o dia 28 deste mês para submeter suas propostas ao Edital Edital FAPEMA/FINEP n° 05/2023 – Chamamento Público para Credenciamento de Aceleradoras e FAPEMA/FINEP n° 06/2023 – Chamamento Público para Credenciamento de Agências de Internacionalização de Empresas. Os dois editais estão disponíveis no site da FAPEMA – www.fapema.br.
O edital “Chamamento Público para Credenciamento de Agências de Internacionalização de Empresas” é voltado para escritórios e instituições que promovam programas de internacionalização visando a ampliação da atuação de uma empresa no mercado internacional. Já o edital “Chamamento Público para Credenciamento de Aceleradoras’” se destina a organizações que agilizam o crescimento de startups, fazendo com que elas ganhem tração suficiente para acessar o mercado mais rapidamente do que fariam sem o apoio da aceleradora.
As empresas aprovadas nestas chamadas estarão habilitadas para contratações dos selecionados no edital Tecnova III que será lançado em breve pela FAPEMA. “É uma oportunidade única para as empresas multiplicadoras colocarem em prática sua expertise, potencializando a colaboração entre setor produtivo e científico. As empresas selecionadas no Tecnova terão acesso a recursos financeiros, apoio técnico especializado e oportunidade de impulsionar a inovação no Maranhão”, ressalta Nordman Wall.
Tecnova III
Em sua terceira edição, o Programa Tecnova apoia propostas garantindo recursos de subvenção econômica (não-reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos bens, serviços ou processos inovadores de empresas brasileiras para o incremento dos setores econômicos estratégicos nas políticas públicas. O edital possui recursos específicos para aceleração das empresas beneficiárias, o que será feito por meio da contratação dos serviços de aceleradoras de empresas. O Tecnova III é executado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).