FAPEMA abre inscrição para os editais “Professor Cidadão do Mundo e “Juventude com Ciência”

O edital “Juventude com Ciência” tem a parceria da Secretaria de Estado da Juventude

FAPEMA abre inscrição para os editais “Professor Cidadão do Mundo e “Juventude com Ciência”
abril 14 15:58 2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) abriu inscrição para os editais “Professor Cidadão do Mundo” e “Juventude com Ciência”. O primeiro é destinando a professores da educação básica e profissional tecnológica, com vínculo empregatício efetivo com instituição de ensino público do Maranhão. O segundo, lançado em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), é voltado para professores e estudantes de escolas públicas do ensino médio ou técnico e gestores municipais de juventude.

 

O prazo para inscrição nos editais – no site www.patronage.br – vai até o dia 13 de maio para o “Juventude com Ciência” e até dia 06 de maio para o “Professor Cidadão do Mundo”.

O edital “Professor Cidadão do Mundo”, que tem recursos alocados do Governo do Estado de mais de R$ 1,2 milhão, a FAPEMA visa estimular a mobilidade docente por meio do incentivo ao intercâmbio acadêmico e científico com Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal.

A iniciativa é uma oportunidade para professores da Maranhão participarem de curso de formação  em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra e em Robótica, no Instituto Politécnico do Porto.

 JUVENTEDE COM CIÊNCIA

Nesse edital, a FAPEMA receberá projetos de extensão que busquem solucionar problemas regionais ou locais, de interesse e necessidade da sociedade, nos seguintes eixos temáticos: Educação; Trabalho e Renda.

As propostas, obrigatoriamente, deverão ser executadas durante a Semana Nacional da Ciência Tecnologia e Inovação – SNCT 2022.  Serão apoiadas   apenas   aquelas   que tenham como foco o tema deste ano da SNCT: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

 

 

 

 

  Categorias: