Fapema abre inscrições para dois editais de incentivo à cultura

Fapema abre inscrições para dois editais de incentivo à cultura
abril 01 12:31 2015

0not 2A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com dois editais abertos, um voltado para o apoio aos instrutores de música e outro para as bandas e fanfarras. As chamadas públicas, que somam recursos no valor de meio milhão, têm o objetivo de disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência por meio da linha de ação ‘Popularização da Ciência’, e no âmbito do programa ‘Mais Cultura’.

Os editais de Apoio aos Instrutores de Música – Orquestras, e o de Apoio às Bandas e Fanfarras -– Música para Todos estão disponíveis na página da fundação no endereço www3.fapema.br. Os interessados em submeterem propostas têm até o dia 04 de maio para se inscreverem no edital ‘Música para Todos’ e até o dia 26 de julho para o ‘Orquestras’.

O presidente da Fapema, Alex Oliveira, explicou que o edital de Orquestras, que conta com o apoio da secretaria de Estado de Cultura, visa o estímulo à inserção de instrutores de música e estudantes em projetos que valorizem a qualificação musical no estado. “Já o edital Música Para Todos tem como objetivo fortalecer as bandas e fanfarras de música a partir da concessão de bolsas para a realização de oficinas musicais com alunos de ensino fundamental e médio”, afirmou o presidente da Fundação.

As chamadas públicas foram lançadas durante a recepção do governador Flávio Dino ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, na quinta-feira (26). Durante o evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, defendeu que investimentos em cultura são fundamentais para o desenvolvimento do Estado.

“O atual governo tem essa marca inovadora de promover mudanças impactantes em todas as dimensões da vida das pessoas. Assim, consideramos a cultura uma das dimensões mais importantes e, por isso, a secretaria de Ciência e Tecnologia precisa estar sintonizada com essas ações”, explicou o secretário.

Editais

Para o edital ‘Orquestras’ os recursos alocados são no valor de R$ 220 mil. O edital visa contribuir com a formação continuada dos instrutores de música, além de despertar a vocação cultural e incentivar talentos entre os estudantes do Maranhão e valorizar a pesquisa de repertório original de autores maranhenses para orquestra.

O edital ‘Música para Todos’ tem recurso assegurado de R$ 280 mil, tendo como objetivo incentivar e fortalecer as bandas e fanfarras de música no estado a partir da concessão de bolsas para a realização de oficinas musicais nas Unidades Escolares. Os instrutores selecionados deverão atuar sob a orientação da secretaria de Estado de Educação e desenvolver atividades musicais com alunos de ensino fundamental e médio.

  Categorias: