FAPEMA abre inscrições para edital de bolsa de doutorado no país e no exterior

Candidatos poderão fazer a submissão online até o dia 09 de Julho de 2021.

FAPEMA abre inscrições para edital de bolsa de doutorado no país e no exterior
junho 09 13:19 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) divulgou nesta quarta, 09, o Edital de Bolsas de Doutorado no Brasil e no Exterior. A chamada pública está inserida no âmbito da Linha de ação “Mais Qualificação” do Governo do Estado do Maranhão.

Com o edital, a Instituição objetiva contribuir para a qualificação de professores e pesquisadores do Maranhão (vinculados ou não a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa do Maranhão, públicas ou privadas) que estejam matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de doutorado em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, fora do estado do Maranhão ou no exterior.

“Almejamos conceder apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa com relevância para o estado do Maranhão e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, frisou o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos.

Serão financiadas bolsas de doutorado no país e bolsas de doutorado no exterior, com prazo de execução de até quarenta e oito meses, contados a partir da data de emissão do termo de outorga. A bolsa para doutorado no País (fora do Maranhão) será no valor de 2.200,00. Para doutorandos no exterior, o valor é de R$ 4.000,00 por mês.

“Esse é um edital muito aguardado pela comunidade acadêmica e estamos investindo ao todo, R$ 4.224.000,00 (quatro milhões duzentos e vinte e quatro mil reais). O edital faz parte do esforço do Governo do Maranhão em ampliar o número de doutores no Estado”, completou André Santos.

Conforme previsto em edital, a proposta do candidato deverá incluir o projeto de pesquisa científica, que obrigatoriamente deverá conter no máximo dez páginas, incluindo todas as páginas do arquivo anexado. O projeto deve conter e seguir, criteriosamente, a seguinte subdivisão de itens: a. Título do projeto; b. Dados do candidato e do orientador; c. IES e Programa de Doutorado; d. Área(s) do conhecimento do projeto de pesquisa: grande(s) área(s) e subárea(s); e. Introdução; f. Objetivo Geral e Específicos; g. Metodologia; h. Atividades e Cronograma de Execução em meses (o período de vigência da bolsa deve estar de acordo com a Declaração do Programa de Pós-Graduação); i.  Inovação e/ou originalidades destacadas no projeto; j. Aspectos éticos; k. Resultados esperados, produtos e avanços; l. Referências.

A proposta deve ser submetida on-line até o dia 09 de julho de 2021, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página da FAPEMA (http://www.fapema.br/patronage/).

Para ter acesso ao edital completo, clique aqui.

 

Texto: Walline Alves (Núcleo de Difusão Científica da Fapema)

  Categorias: