FAPEMA abre inscrições para o edital de bolsas de mestrado no país

Candidatos terão até 30 de maio para submeter proposta. A bolsa será no valor de R$1.500.

FAPEMA abre inscrições para o edital de bolsas de mestrado no país
maio 05 16:11 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), divulgou nessa terça, 4, o edital nº 011/2021de bolsas de mestrado no país. A data limite para submissão online será até o dia 30/05/2021.

O objetivo é contribuir para a qualificação de pesquisadores do Maranhão, no âmbito da linha de ação “Mais Qualificação” do Governo do Estado.

Dessa forma, a FAPEMA irá contribuir, por meio da concessão de bolsas de Mestrado para a qualificação de professores e pesquisadores do Estado do Maranhão (vinculados ou não a Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas, no estado do Maranhão), que estejam matriculados em Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em nível de Mestrado em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, fora do estado do Maranhão.

De acordo com o presidente-diretor da FAPEMA, André Santos, o Sistema de Pós-Graduação brasileiro vem evidenciando um expressivo avanço do número de programas de excelência no País, com uma Política Nacional de Pós-graduação que incentiva principalmente a produção intelectual, a participação em redes nacionais e a internacionalização da produção científica.

“Conceder bolsas de Mestrado à pesquisadores do Maranhão matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu, é uma forma de investir na formação qualificada desses pesquisadores em apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em todas as áreas de conhecimento”, sublinhou o presidente-diretor.

Poderão concorrer ao edital estudantes maranhenses e/ou residentes no estado do Maranhão, matriculados ou cursando Pós-Graduação em nível de Mestrado em PPG ligados a instituição de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas fora do estado do Maranhão.

As bolsas de mestrado no país (fora do estado do Maranhão) terão o valor de R$ 1.500,00, com duração máxima de 24 meses.

A divulgação do resultado final está prevista para o início de agosto de 2021.

Confira aqui o edital completo

 

  Categorias: