FAPEMA abre oportunidade de estágio para acadêmicos em diversas áreas

O prazo para inscrição no edital é 19 de março

FAPEMA abre oportunidade de estágio para acadêmicos em diversas áreas
fevereiro 10 10:40 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou edital para seleção de bolsistas para atuarem em setores estratégicos da Fundação. Podem concorrer às vagas disponíveis no edital estudantes de graduação das áreas de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda), Biblioteconomia, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Licenciatura em Informática, Tecnologia em Redes de Computadores, Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Direito. O Edital FAPEMA nº 04/2021 – Seleção de Bolsistas de Pesquisa e Inovação em Gestão de Política Públicas Jovem Universitário – está disponível no endereço https://www.fapema.br/edital-fapema-no-04-2021/  e recebe inscrições até o dia 19 de março.

Estão sendo ofertadas oito vagas distribuídas entre as áreas de atuação. Durante a vigência do estágio, que é de 12 meses, os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00. Dentre os requisitos para concorrer ao edital estão ter idade mínima de 18 anos, estar regulamente matriculado em Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada sem fins lucrativos, ou ser bolsista do ProUni ou do FIES vinculado a IES com fins lucrativos, sediada no Maranhão. O candidato deve, ainda, ser estudante concluinte na área do certame, que tenha integralizado no mínimo 75% da carga horária do curso, ter coeficiente  de  rendimento  mínimo 7,0 e  disponibilidade de 20  horas  semanais que serão  dedicadas às  atividades relacionadas ao objeto do edital. O local de atuação se dará na sede da FAPEMA ou em trabalhos de campo em conjunto com os técnicos da Fundação, que acompanharão e orientarão os bolsistas contratados.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, destacou que o objetivo do edital é contribuir, por meio da concessão de bolsas BPI Jr, para o aprimoramento técnico e aprendizado profissional de estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento.

“Com esta iniciativa o Governo do Estado visa promover e apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para a melhoria da gestão pública em diversas áreas e contribuir para a capacitação dos recursos humanos voltados ao desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas, assim como para inserção do conhecimento científico e tecnológico na gestão pública”, destacou André Santos.

MAIS INFORMAÇÕES

O Programa de Bolsa Inovação tem por finalidade a utilização de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da inovação, especialmente para o estímulo à cooperação entre empresas, Instituições de Ensino, Centros de Pesquisas, organizações não-governamentais e governo. Por meio de parcerias nacionais e internacionais, a iniciativa possibilita o intercâmbio de informações gerando oportunidades para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela visa, ainda, disseminar no estado do Maranhão a cultura da inovação e alavancar empreendimentos inovadores oriundos de pesquisas científicas.

A Bolsa de Pesquisa e Inovação em Gestão de Políticas Públicas Jovem Universitário (BPIJr), prevista nesse programa, é destinada a estudante de graduação para a realização de estágio extracurricular no âmbito da administração pública, visando contribuir para a motivação e fixação de jovens profissionais de instituições de ensino no Maranhão, além do desenvolvimento institucional, social, econômico e científico do estado.

  Categorias: