Fapema abre votação para escolha do ganhador da categoria PopVideo Ciências do Prêmio Fapema

Por Elizete Silva 8 de novembro de 2017

Como forma de envolver a sociedade no processo de escolha dos ganhadores do Prêmio Fapema Neiva Moreira 2017, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) disponibilizou no site da Fundação os vídeos dos três finalistas na categoria PopVídeo Ciências. O vencedor será escolhido por votação pública por meio do portal da Fundação – www.fapema.br.

A categoria, que é uma das novidades do Prêmio, visa, segundo informou o presidente da Fapema, Alex Oliveira, promover a disseminação do conhecimento científico produzido no estado por pesquisadores por meio da divulgação de pesquisas sob o formato de vídeo incentivando a popularização da ciência.

Além de troféu e certificados, os vencedores receberão um valor em dinheiro que varia de R$ 2.500,00 a R$ 1.250,00 de acordo com a colocação (1º, 2º e 3º lugar). Os professores orientadores também serão premiados. Concorrentes são estudantes do ensino médio ou técnico e graduação vinculados às instituições públicas sediadas no Maranhão, que tiveram bolsa Fapema vigentes entre julho de 2016 e junho de 2017.

Ao falar sobre o trabalho a estudante Luísa Rosa, que tem como orientadora a professora Ivana Maia, conta que o objetivo é a inclusão de pessoas privadas de percepção visual ao estudo e apreciação de obras pictóricas de arte. A pesquisa da estudante desenvolve uma metodologia para a geração de modelos gráficos tridimensionais de obras de arte que, uma vez produzidos por impressão 3D, poderão ser utilizados em sala de aula ou museus para possibilitar o contato tátil de pessoas com deficiência visual total ou parcial com obras de arte.

“Este projeto apresenta uma metodologia desenvolvida com o intuito de promover inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão no campo das artes visuais, através de uma tecnologia que consiste na modelagem de obras renomadas para a exploração tátil”, explica a estudante.

O trabalho de Anthony Alencar, orientado pelo professor Keyll Martins, visa à análise e projeto de um sistema de controle para um veículo elétrico, utilizando-se do método proporcional, integral e derivativo, PID, aplicado a motores elétricos do tipo corrente contínua sem escovas (BLDC). Esse tipo de motor, segundo Alencar, possui uma ampla gama de aplicações industriais, devido a sua alta eficiência, alto torque e baixo peso em relação a um motor CC convencional. “O controle deste trabalho terá como principal característica o controle de velocidade e tração aplicada a necessidades inerentes à dinâmica automotiva”, conta.

Na busca da Caracterização Molecular de Bacillus Thuringiensis Ativo a Aedes Aegypti Utilizando Rep-Pcr a estudante Nayanne Santos Oliveira analisou a diversidade genética de isolados de B. thuringiensis do Banco de Bacilos Entomopatogênicos do Maranhão (BBENMA) ativos a Aedes aegypti. Para tanto, 35 isolados de B. thuringiensis do BBENMA e sete subespécies de B. thuringiensis, usadas como padrão, foram cultivados previamente em placas contendo meio ágar nutriente para a extração do DNA. Em seguida, foram realizadas as reações de PCR utilizando os marcadores ERIC e Bc-REP e os fragmentos gerados foram analisados por eletroforese em géis de agarose a 1,5%.

Para análise dos dados foi construída uma matriz binária (0/1) com base na presença ou ausência de bandas. “As distâncias genéticas foram obtidas pelo complemento do Coeficiente de similaridade Jaccard e os agrupamentos foram realizados pelo método UPGMA. As análises permitiram observar que a maioria dos isolados de B. thuringiensis e subespécies (81%) apresentou diferentes padrões de Rep-PCR”, contou a pesquisadora acrescentando que os grupos formados por isolados de B. thuringiensis com as subespécies mosquitocidas, ratificam o potencial desses isolados para o desenvolvimento de novos bioinseticidas brasileiros para o controle de insetos vetores.