Fapema apoia 29ª Edição do Seminário de Iniciação Científica da UFMA
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema apoia por meio do edital para realização de eventos científicos (AREC), a 29ª Edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), que abordará o tema “a produção do conhecimento numa sociedade em crise”. O evento será realizado dos dias 20 a 24 de novembro, Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
A 29ª SEMIC busca promover um intercâmbio de conhecimentos entre discentes e docentes da UFMA e de outras instituições do estado. O evento reunirá a comunidade acadêmica em um momento de compartilhamento e debate sobre o conhecimento científico gerado dentro da universidade. A programação conta com minicursos e palestras, além de abrir espaço para que discentes da UFMA demonstrem, por meio de apresentações nas categorias pôster e comunicação oral, as diferentes pesquisas que são realizadas na UFMA. Serão apresentados, ao total, 950 trabalhos.
Durante os quatro dias de realização do SEMIC, os estudantes das áreas de saúde, ciências sociais, ciências humanas, ciências agrárias e biológicas, e de ciências exatas e tecnológicas vão dividir o conhecimento adquirido com os docentes que orientaram seus projetos de pesquisa.
O credenciamento para participar da 29ª SEMIC será realizado no primeiro dia do evento, 20 de novembro, das 13h30 até as 16h. Participe!
Confira a programação completa AQUI.
Saiba mais
Também participam desta 29ª Edição, os alunos do Programa Foco Acadêmico, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), que atuam no eixo de pesquisa. Os trabalhos serão avaliados por membros de Comitê Interno e consultores externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Programa Foco Acadêmico tem por objetivo possibilitar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica experiências em projetos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, a fim de contribuir com o fortalecimento da formação acadêmico-profissional.