Fapema apoia ciclo de palestras que discute gênero através do cinema realizado pela UEMA

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apoia o evento por meio do edital Universal, o projeto de extensão “Pensando gênero através do cinema: temporada 2020”, vinculado à coordenação de cultura da Universidade Estadual do Maranhão, organizado e executado pelo Grupo de Pesquisa “Epistemologia e Educação” (UEMA/CNPq/FAPEMA).
O evento é realizado em formas de ciclos de palestras e tem como objetivo fomentar uma reflexão sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos por meio de filmes.Por conta dos tempos pandêmicos o projeto será totalmente online e ocorrerá nos dias 31 de agosto, 14 e 21 de setembro, sempre às 19 horas.
No dia 31 de agosto a professora Amanda Cruz (ESAMAZ) comentará o filme Girl (2018), o drama belga dirigido por Lukas Dhon, que mostra a história real de Lara, uma garota transgênero de 15 anos buscando tornar-se uma bailarina profissional de sucesso. A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (link).
No dia 14 de setembro a professora Carolina Pitanga (UEMA) comentará a minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020), que narra a história real de como uma afro-americana venceu a pobreza e se tornou a primeira mulher milionária nos Estados Unidos. A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (link).
No dia 21 de setembro a professora Ana Wuensch (UNB) irá comentar o filme documentário Poeira & Batom no Planalto Central – 50 mulheres na construção de Brasília (2010), e que pode ser acessado gratuitamente no Youtube (link). Poeira & Batom apresenta um olhar feminino sobre a história da construção de Brasília. Para participar da palestra é necessário inscrição prévia (link).
Fonte: Com informações da organização do evento