FAPEMA apoia e participa de Seminário que vai discutir promoção da inovação tecnológica no país

FAPEMA apoia e participa de Seminário que vai discutir promoção da inovação tecnológica no país
setembro 23 17:54 2013

senitif editada

A partir de amanhã, e até a próxima sexta-feira, será realizado em São Luís o Seminário Nacional de Inovação Tecnológica nos Institutos Federais de Educação (SENITIF). A solenidade de abertura acontecerá nesta terça, 24, às 19h e contará com a presença do secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio Oliveira e do reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Roberto Brandão. O evento acontecerá no Hotel Pestana.

O Seminário tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA e o objetivo é promover a inovação tecnológica e apresentar os projetos que vem sendo desenvolvidos, destacando a importância da pesquisa aplicada. Para isso, durante os quatro dias do encontro vão ser apresentados programas e instrumentos de incentivo à inovação.

Através da FAPEMA vários pesquisadores do IFMA já conseguiram promover pesquisas de incentivo à inovação. Os pesquisadores submetem suas propostas aos editais que, quando aprovados, transformam-se em aprofundadas pesquisas que divulgam a ciência realizada no estado.

Muitas das pesquisas realizadas no Maranhão e em outros estados vão ser apresentadas no pavilhão de exposições que contará com a 1ª Mostra Tecnológica dos Institutos Federais. A expectativa é de que o evento atraia cerca de 600 participantes. Além da Mostra Tecnológica, vão acontecer oficinas e palestras, como a que será ministrada na quinta-feira, 26, pela presidente da FAPEMA, Rosane Guerra que falará sobre o “Programa de Apoio a Política de Inovação no Maranhão”.

Um exemplo bem sucedido é a pesquisa do professor do IFMA Keyll Carlos Ribeiro Martins em parceria com os estudantes Evandro Martins Araújo Filho e Ricardo Medeiros Rodrigues do curso de Engenharia Mecânica do Campus Monte Castelo, que aborda o desenvolvimento de sistemas mecânicos simples, para extração de óleos vegetais, através de uma “prensa axial”. O trabalho recebeu financiamento através do edital Universal nº 010/2009.

O projeto, que em novembro será apresentado no XI Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica (CIBEM 2013), em La Plata, Argentina, foi concebido para facilitar o trabalho do pequeno agricultor que comercializa sementes e oleaginosas às empresas produtoras de biocombustíveis. “Temos o intuito de atender também com a prensa axial aos laboratórios de pesquisa que desenvolvem análises de óleos vegetais, pois teriam facilidade na operação de extração de óleo vegetal de inúmeras sementes e oleaginosas”, explicou Keyll.

Outro exemplo bem sucedido do apoio da FAPEMA à pesquisas, foi um estudo desenvolvido no Campus do IFMA de Zé Doca, do Grupo de Pesquisa em Análises Químicas Sustentáveis – GPAQS. Os pesquisadores conseguiram produzir uma alternativa sustentável e socioeconômica para o reaproveitamento do óleo de cozinha. A pesquisa transformou o resíduo de óleo em sabão e chegou a ser vencedora do Prêmio Fapema.

Na visão dos organizadores do evento, o SENITIF servirá como ponto de partida para a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Institutos, ao destacar a importância aplicada nos Institutos Federais.

  Categorias: