Fapema apoia plataforma que usa IA, animes e jogos para ajudar estudantes a melhorar a pontuação na redação do Enem

Por Elizete Silva 22 de abril de 2025

Para muitos estudantes, a nota da redação pode ser o passaporte para o ensino superior ou a barreira final. Com o apoio da Fapema, por meio do edital Centelha II, em parceria com a Finep, uma equipe multidisciplinar do IFMA Campus Caxias desenvolveu uma plataforma batizada de “Redação Animada”, que propõe uma forma inovadora e divertida de aprender a escrever bem para o Enem e outros vestibulares. A plataforma on-line utiliza inteligência artificial, gamificação e o universo dos animes para ensinar produção textual de maneira leve e eficiente. A ideia nasceu da prática em sala de aula e já ajudou dezenas de estudantes a conquistarem a tão sonhada vaga na universidade. Agora, busca alcançar ainda mais jovens com a força da tecnologia e da cultura pop. Os resultados são promissores, com alunos alcançando notas superiores a 800 pontos.

A proposta surgiu a partir da experiência prática da professora Arlene Maria Ribeiro Silva, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa e um curso de redação no campus. Segundo Arlene, a nova plataforma pretende ampliar o alcance dessa experiência. “Estamos finalizando a plataforma Redação Animada, uma trilha formativa que ensina redação para o Enem e vestibulares, utilizando animes como tema”, pontua.

Ela explica que a escolha dos animes visa tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente, ajudando os alunos a superarem dificuldades para expressar seus pensamentos. A plataforma oferece jogos, cursos, vídeos e repertório cultural com filmes, livros, animes e séries que servem de referência para as redações. “A parceria com o Centelha e o apoio dos estudantes do IFMA Campus Caxias foram essenciais para o desenvolvimento da plataforma, que contou com materiais e formações mensais, além de suporte contínuo para resolver problemas”, destaca.

A pesquisa teve como objetivo analisar as notas dos alunos e comprovou uma melhoria significativa após a implementação da plataforma de ensino. A ferramenta foi criada para melhorar o desempenho dos estudantes, especialmente em Língua Portuguesa, com foco na produção de redações. A missão é fornecer um protocolo de escrita que ajude os alunos a se sentirem mais confiantes e a obter melhores notas.

“A Fapema tem sido fundamental no apoio ao projeto, que começou no IFMA Caxias e, agora, esperamos levar para outras instituições federais e escolas públicas e privadas do Maranhão. O objetivo é aplicar essa metodologia em outras disciplinas também, utilizando o conceito da Redação Animada”, informa Arlene Silva.

A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Isaura Modesto, que esteve esta semana em Caxias para acompanhar o andamento do projeto, ressalta o potencial transformador da iniciativa. “É mais um projeto exitoso que estamos acompanhando, entre os quase 40 apoiados pela Fundação, Finep e Sudene, por meio do Centelha. Este projeto tem sido, também, um destaque, beneficiando alunos do ensino médio com a plataforma que trabalha a redação, preparando-os para o Enem”, reitera. Ela explica ainda que o Programa Centelha é uma iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo no Maranhão.

Resultados

Após um piloto bem-sucedido, a plataforma foi transformada em um curso on-line com o apoio do Centelha, permitindo sua expansão. Os resultados são animadores, com a maioria dos alunos alcançando notas acima de 800 pontos. A pesquisa também confirmou que as notas melhoraram significativamente após a participação no curso. Além das videoaulas e trilhas formativas interativas, com personagens e cenários inspirados em animes, a plataforma conta com sistemas de correção automática baseados em inteligência artificial, permitindo feedback imediato e personalizado. Professores também têm acesso a ferramentas que facilitam o acompanhamento da evolução dos alunos.

Os estudantes Francisco Sarmento Neto e Hudson Lago, ambos aprovados pelo SISU 2024 para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), destacam a importância do curso coordenado pela professora Arlene Silva para o bom desempenho na redação do Enem. Francisco, que alcançou 960 pontos, ressaltou o incentivo da professora desde a primeira aula e a abordagem que o ajudou a superar dificuldades na escrita. Já Hudson, que saiu de uma nota baixa, 540, para 880 pontos, atribui o resultado à aplicação das técnicas aprendidas e à criação de um projeto pessoal de redação, construído de forma autêntica.

A coordenadora de Inovação do IFMA Caxias, Waldirene Araújo, e o professor Fernando Gomes, chefe do Departamento de Ensino, destacam o impacto positivo do projeto Redação Animada, idealizado pela professora Arlene Silva. Para Waldirene, a iniciativa representa um avanço na contribuição dos Institutos Federais para soluções criativas na educação, com resultados concretos, como notas acima de 900 no Enem. Por sua vez, Fernando ressalta a importância pedagógica do projeto, que tem melhorado o desempenho dos alunos, promovido o acesso ao ensino superior e demonstrado o potencial da proposta para outros contextos educacionais.