FAPEMA apoia seminário de sensibilização da Propriedade Intelectual

FAPEMA apoia seminário de sensibilização da Propriedade Intelectual
julho 12 03:00 2010

Sensibilizar a classe empresarial e científica para a importância da Propriedade Intelectual. Com este objetivo a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SINC), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), FAPEMA e SEBRAE, realizará, no próximo dia 13, o Seminário Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico de Fomento à Inovação. O evento terá início às 9h, no auditório Armando Gaspar do Sebrae, no Jaracaty.

O seminário contará com a presença do secretário de estado da Indústria e Comércio,  Mauricio Maceseminario_proriedadedo; do Superintendente de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas da SINC, Manoel Francisco de Assis; do Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Manoel Pedro Oliveira Castro Neto; da Diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra; e do presidente do INPI, Jorge de Paula Costa Ávila.

Parceira do INPI, a Secretaria de Indústria e Comércio responde pela representação do órgão no Estado. Para Mauricio Macedo, é preciso disseminar a cultura da propriedade intelectual aos maranhenses. “A Propriedade Intelectual é importante para o sistema de inovação em geral e para a conquista de novos mercados”, avalia Macedo.

De acordo com o superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SINC, Manoel Francisco de Assis, a sensibilização das pessoas quanto à propriedade intelectual, é também uma forma de contribuir para o desenvolvimento industrial e tecnológico. “Queremos mostrar ao público participante, principalmente professores, pesquisadores e demais profissionais, a importância da proteção de suas criações”, destacou o superintendente.

Propriedade Intelectual – A propriedade intelectual pode ser dividida em duas categorias: direito autoral e propriedade industrial, sendo que pertecem à primeira as obras literárias e artísticas, programas de computador, domínios na Internet e cultura imaterial, e à segunda as patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares.

O INPI é o órgão brasileiro responsável pelas marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e topografia de circuito integrado e no Maranhão a SINC representa o orgão.

Informações: (98)3235-8546 (SINC) / 2109-1445 (CIE- FAPEMA).

 PROGRAMAÇÃO:

09:00           Abertura

 

                                                          Coordenadores da Mesa:

§       José Maurício de Macedo Santos – Secretário de Estado da Indústria e Comércio;

§       Manoel Francisco de Assis – Superintendente de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas da SINC;

§       Manoel Pedro Oliveira Castro Neto- Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE;   

§       Rosane Nassar Meireles Guerra- Diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Maranhão – FAPEMA.

§       Jorge de Paula Costa Ávila – Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.                            

                  

09:30           Palestra: A importância da Propriedade Industrial no contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial

 

                   Palestrante: Jorge de Paula Costa Ávila, Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

 

10:30           Palestra : PI, comercialização e transferência de Tecnologia

                   Palestrante: Gilvanda Silva Nunes, Diretora do Departamento de Apoio à Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos(DAPI) da UFMA, Coordenadora do FORTEC Região Nordeste.

                                                                           

11:00           Palestra: Casos de sucesso em Propriedade Intelectual

                   Palestrante: Fernando Antônio Neiva de Araújo,

                  Sócio Gerente da empresa INCOMED do Estado do Ceará

 

11:45           Debate

 

12:30           Encerramento     

  Categorias: