Fapema apoia VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão

outubro 20 20:46 2017

encontro-historia-arte-medievalA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema apoia por meio do edital para realização de eventos científicos (AREC), a realização do VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão a ser realizado dos dias 24 a 26 de outubro no prédio do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

O evento este ano possui como tema “Ensino, Sociedade e Cotidiano: Diálogos entre o Presente e o Passado” e tem por objetivo refletir sobre essas relações, reforçando que estudar História Antiga e Medieval nos auxilia a (re) pensar a nossa sociedade no momento atual, e que, de um ponto de vista problematizador, buscamos analisar o passado para compreender o presente.

O VII Encontro auxilia a consolidação dos estudos de História Antiga e Medieval no Maranhão e a relação desses períodos históricos com a educação e com a contemporaneidade. Este evento tem estimulado novas investigações e também a produção acadêmica, através de pesquisas, publicação de Anais e de livros sobre a temática da Antiguidade e Idade Média, com caráter interdisciplinar, relacionando História às áreas de Educação, Letras, Música, Filosofia, Direito e campos de estudo afins. O evento ressalta a importância do Maranhão, da UEMA e seus contatos com outras universidades no país e no exterior.

O evento é realizado pelo curso de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da UEMA. A solenidade de abertura do VII acontecerá no dia 24/10, às 10h, no Auditório do prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, localizado na Rua da Estrela, 472 – Centro, São Luís – MA e contará com conferência da Profª Drª. Florence Gherchanoc (Univ. Paris Diderot – Paris VII)- e tratará sobre o tema: “Traje de Festa, performance visual, ostentação e beleza na Grécia Antiga”.

Durante o VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão serão realizadas 09 (nove) minicursos, oficinas, 08 (oito) mesas redondas, conferências e atividades culturais, tais como: Concerto com o Grupo de Música Antiga da UFF (dia 24), lançamento de livros (dia 24), Documentário Musical – “A Música do Tempo”, sobre D. Sebastião no Brasil (dia 25) e Oficina de Arco e Flecha (Arqueria Imperial), dia 26.

As inscrições podem ser realizadas no prédio do Curso de História da UEMA, na biblioteca e no blog: http://antigamedievalma.blogspot.com.br/ até o dia do evento. Outras informações: acesso a página do Facebook: História Antiga e Medieval do Maranhão – https://pt-br.facebook.com/Hist%C3%B3ria-Antiga-e-Medieval-do-Maranh%C3%A3o-120694104685713/.

O VII Encontro que é um evento consolidado e tem reconhecimento nacional e internacional, este ano conta com cerca de 30 (trinta) docentes de instituições de fora do Maranhão, além de conferencistas internacionais provenientes da França e Guiana Francesa.

AGENDE-SE

Data: 24 a 26 de outubro
Horário: das 8h as 20h30.
Promoção: Curso de História/UEMA; PPGHEN-UEMA
Apoio: FAPEMA
Locais: Centro Histórico – Curso de História e Curso de Arquitetura & Urbanismo da UEMA.

  Categorias: