Fapema apresenta ações de fomento à pesquisa e projetos inovadores durante Fecoimp

setembro 12 18:48 2017

fecoimp 2017A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participa, de 13 a 16 de setembro, da Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp), maior feira multissetorial do Maranhão, que acontece no Centro de Convenções de Imperatriz. A Fundação estará com um estande no local onde será apresentado o plano de trabalho com as linhas de ações de fomento à pesquisa e inovação, expostos livros de diversas áreas publicados com o apoio da instituição e projetos inovadores de startups e empresas júnior.

 

A intenção é incentivar e apoiar estudantes, professores e pesquisadores participantes da Fecoimp a desenvolverem projetos de pesquisas por meio de linhas de financiamento da Fundação. O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, participa da abertura do evento e durante sua estada em Imperatriz irá lançar a 31ª Revista Inovação que tem como foco pesquisas voltadas para a primeira infância.  O lançamento será às 9h, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e vai contar com a presença da reitora Elizabeth Nunes Fernandes, professores, pesquisadores e estudantes.

 

Sobre a participação na Fecoimp Alex Oliveira destacou que o foco será a apresentação dos trabalhos de inovação ligados a startups, empresas júnior e empreendimentos solidários que vêm sendo desenvolvidos pela Fundação deste 2015. “Daremos destaque, sobretudo, aqueles oriundos da região Tocantina”, contou o presidente.

Na programação do estande da Fapema está a apresentação de startups apoiadas pela Fapema por meio do programa Inova Maranhão que tem como objetivo promover o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo. Entre elas estão a “BIKEELIVE – O Marketplace Social do Ciclismo” com um website e um aplicativo para dispositivos móveis que serão apresentados dia 13. No mesmo dia também estarão no estande os responsáveis pelo projeto “Medcenter Prontuário Mobile”, que permite o compartilhamento de prontuários entre médicos.

No dia 14 será apresentada a startup “Oxigênio Coworking Ltda” – Aplicativo Stok que visa diminuir as perdas do varejo, aquecer o mercado e aumentar a confiança dos empresários. Dia 15 será a vez da apresentação da startup “RVA Tecnologias”. Aplicativo de emergência: smartcall, comunicação multiplataforma (Android e IOS) que, através de GPS identifica o veículo de emergência mais próximo para chamá-lo.

Outro projeto financiado pela Fapema que será apresentado durante o evento é o “Doe Vida” que tem como objetivo trazer avanço no processo de captação de doadores de sangue no Brasil. Os visitantes do estande terão ainda oportunidade de conversar e receber dicas sobre empreendedorismo de representantes da Empresa Contábil Júnior que desenvolve consultoria em microempresas e empresas de pequeno porte em questões financeiras e a Engenharia de Alimentos Consultoria Júnior – ENAC Jr que presta serviços de consultoria na área de alimentos. 

  Categorias: