FAPEMA apresenta pacote de editais 2012 ao Sistema Indústria

FAPEMA apresenta pacote de editais 2012 ao Sistema Indústria
março 23 16:53 2012

A convite do Sistema FIEMA, a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, apresentou na manhã desta sexta-feira (23), os editais da Fundação para o ano de 2012. O encontro foi voltado aos técnicos do Sistema Industrial, composto pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI/DR), Serviço Social da Indústria (SESI/MA) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA).FIEMA

“Percebemos que, no Maranhão, a cultura de inovação vem se disseminando aos poucos. É muito interessante ver que as pessoas estão despertando para a ideia de que deve haver investimentos em inovação para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento. Outro ponto a se destacar é o interesse do setor privado nesse processo, já que é necessário um equilíbrio entre público e privado para que, de fato, essas mudanças aconteçam”, disse Rosane Guerra, diretora-presidente da FAPEMA.

Além de contribuir para a divulgação da ciência, formação de recursos humanos, fomento à pesquisa, proteção intelectual, a FAPEMA também investe maciçamente na disseminação da cultura de inovação tecnológica e é aí que reside o maior interesse do Sistema Indústria.

“Desde 2010, estamos trabalhando de forma intensa na divulgação e disseminação da inovação no Sistema como um todo. A inovação hoje é uma de nossas principais bandeiras. Internamente, já criamos um núcleo de inovação, formado por técnicos das quatro entidades. Enfim, estamos iniciando uma série de ações para fomentar cada vez mais essa cultura na empresa maranhense”, explicou Marco Antonio Moura da Silva, Superintendente Corporativo do Sistema FIEMA.

Este ano, a instituição trouxe dois editais voltados exclusivamente para empresas. O primeiro deles é o PAPPE, que objetiva estimular a capacidade inovativa das microempresas (faturamento até R$ 240 mil/ano) e das empresas de pequeno porte (faturamento até R$ 2,4 milhões/ano), visando agregar valor aos seus negócios e ampliar seus diferenciais competitivos. O segundo é o RHAE, um programa de desenvolvimento de recursos humanos para atividades estratégicas em apoio à inovação tecnológica.

A ideia do encontro foi esclarecer de que forma o Sistema pode aproveitar o que a FAPEMA tem a oferecer, para que as empresas maranhenses possam se beneficiar com os editais. “Isso abre um leque de possibilidades que a gente não sabia que existia. Estamos todos aqui unidos para levar um incremento maior às indústrias maranhenses, que é a nossa missão”, pontuou João Alberto Schalcher, Diretor Regional do Senai.

 

 

  Categorias: