FAPEMA assina acordo de cooperação com universidades maranhenses, nesta terça-feira (8)

FAPEMA assina acordo de cooperação com universidades maranhenses, nesta terça-feira (8)
maio 07 12:00 2012

assinatura2Nesta terça-feira (8), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), vai assinar um acordo de cooperação juntamente com as instituições de ensino superior do estado do Maranhão (UFMA, UEMA, IFMA e UNICEUMA).

O acordo visa à concessão de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica, definindo as cotas institucionais para cada programa, atendendo aos anseios dos pesquisadores no sentido de aumentar o número de beneficiados e agilizar o processo de implementação dos auxílios.

A diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, avaliou os benefícios que o acordo trará para as universidades e pesquisadores. “Esse acordo de cooperação só ratifica os investimentos que vem sendo feitos em favor do fortalecimento da pós-graduação no estado. Há um aumento na demanda e nós estamos acompanhando essa procura com um incremento no número de bolsas para iniciação científica, mestrados e doutorados”, disse.

A assinatura do acordo, que contará com a participação dos reitores e pró-reitores das universidades, acontece às 15h, na sala de reunião da vice-governadoria, no Palácio Henrique de La Roque.

livropalmeirasPALMEIRAS DO MARANHÃO

Na ocasião, o Prof. Dr. Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão, fará o lançamento do livro Palmeiras do Maranhão (Onde Canta o Sabiá). O livro foi publicado com o apoio da FAPEMA, por meio do Edital Nº 24/2010 – APUB (Programa de Apoio à Publicação).

Na publicação de 232 páginas, o autor traz uma abordagem geral sobre as palmeiras, reconhecendo-as como as espécies vegetais de maior utilização nas comunidades do estado do Maranhão. A obra espera fazer justiça às palmeiras maranhenses, ao evidenciar a sua importância e disponibilizar informações sobre as mesmas, ao mesmo tempo, honrando a memória de Gonçalves Dias, nosso maior poeta, que teve, nas palmeiras, sua referência de saudade das terras maranhenses.Livro-2

Claudio Urbano é Ph.D. em Biologia pela City University of New York, USA. Na Biologia, é dedicado à Botânica, mais especialmente a Botânica Aplicada, a Etnobotânica e a Botânica Econômica. Publicou até o momento 25 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 40 artigos em anais de congressos no Brasil e no exterior, 4 livros e 8 capítulos de livros. É, atualmente, Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão, no Departamento de Oceanografia e Limnologia.

 

  Categorias: