FAPEMA assina acordo de cooperação do Guyamazon nesta manhã, 14
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Guerra, assinou nesta manhã o Acordo de Cooperação do Programa Guyamazon , na Embaixada da França, em Brasília – DF.
Participam da reunião, além da FAPEMA, a Embaixada da França no Brasil, representantes do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento – IRD (sigla em francês), representantes da Guiana Francesa, do Centro de Pesquisa Agroeconômica para o Desenvolvimento – CIRAD (sigla em francês) e as fundações de amparo à pesquisa do Amazonas, FAPEAM, e do Amapá, a FAPEAP.
GUYAMAZON é um programa franco-brasileiro de cooperação científica e universitária envolvendo atualmente 130 pesquisadores de 32 instituições científicas e de ensino superior francesas e brasileiras.
Ele tem por objetivo favorecer e apoiar projetos de pesquisa, formação e inovação no contexto das colaborações entre pesquisadores pertencentes a instituições de ensino e pesquisa francesas, prioritariamente da região da Guiana, e seus homólogos nos estados brasileiros do Amazonas, Amapá e Maranhão.
O acordo firmado prevê ações na pesquisa para os anos de 2014 à 2019. Em setembro, o edital foi discutido aqui em São Luís, em reunião mediada pela FAPEMA e com a presença das entidades participantes.