Fapema avalia nesta terça-feira (19) propostas do edital Meliponicultura e Apicultura

setembro 19 14:27 2017

fapemaAcontece nesta terça-feira (19), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a avaliação da propostas submetidas ao edital Nº 026/2017 – Apoio à Cadeia Produtiva da Meliponicultura e Apicultura. Consultores ad hoc de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) participam do comitê de julgamento da chamada pública que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação voltados à cadeia produtiva da meliponicultura e apicultura a serem desenvolvidas em IES ou pesquisa sediadas no Maranhão. O resultado do edital será divulgado até o final desta semana.

São ainda objetivos da chamada pública, segundo informou o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, incentivar a tecnologia e inovação voltadas à produção de mel e seus derivados no Maranhão, estimular a inserção de estudantes em pesquisas com foco na cadeia produtiva da meliponicultura e apicultura no estado, bem como contribuir para a produção de dados científicos sobre a situação da cadeia produtiva.

As pesquisas que receberão o financiamento da Fapema devem trabalhar dentro de sete eixos temáticos: Produção, Processamento e beneficiamento, Legislação, Comercialização, Formação e qualificação de apicultores (as) e meliponicultores (as) voltados às dimensões, sociais, ambientais e econômicas; Conservação e manejo das abelhas e Processo e produtos biotecnológicos.

Sugere-se que as propostas de pesquisa versem sobre as áreas de foco dos municípios do Plano Mais IDH e os municípios contemplados pelas políticas públicas do Programa Mais Produção, mapeados pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) como parte da Cadeia Produtiva do Mel.

  Categorias: