FAPEMA compartilha experiências com estudantes do curso de Biblioteconomia da UFMA

A ação foi promovida no âmbito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico

FAPEMA compartilha experiências com estudantes do curso de Biblioteconomia da UFMA
junho 06 18:29 2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) recepcionou, na manhã desta segunda-feira (06), em sua sede, 43 estudantes da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela professora Dirlene Santos no 1º período do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (MA). Além de conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação, a visita teve como objetivo apresentar aos estudantes o arquivo e acervo da biblioteca da Fundação que conta com várias publicações apoiadas pela instituição.

O presidente da FAPEMA, André Santos, ressaltou a relevância da atividade. “É muito importante essa conexão, pois desde 2019 não recebíamos estudantes por conta da pandemia”, apontou. “E eu considero que a metodologia científica é uma das principais disciplinas da matriz curricular, pois servirá de base fundamental para a realização de pesquisas científicas”, avaliou André Santos que estava acompanhado do diretor Científico da FAPEMA, João Bottentuit, a assessora de Planejamento Kiany Sirley Cavalcante também acompanhou o evento.

Os estudantes assistiram à palestra “A ética e a integridade do texto acadêmico”, proferida pelo professor Jailton Lira, bibliotecário, pesquisador e coordenador do Observatório das Bibliotecas, associação civil que atua na proposição de políticas e ações públicas para o fortalecimento do setor. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental se confirmar a veracidade dos dados e a integridade do texto acadêmico”, afirmou.

A professora Dirlene Santos justificou a ação. “Fica muito abstrato quando se fala em fomento à pesquisa em sala de aula, afirmou. “Decidimos trazer os estudantes até à FAPEMA para que pudessem verificar como um projeto tramita e conhecer essa valorosa instituição”, prosseguiu. “E quando se fala em pesquisa é preciso falar da FAPEMA que tem mais influência no estado do que o CNPq e CAPES”, finalizou. “A FAPEMA é o eixo estruturante das pesquisas”, destacou Jailton Lira.

Os estudantes também efetuaram uma visita técnica à biblioteca da Fundação.  Implementada há nove anos, a biblioteca conta com um acervo constituído por livros publicados com o apoio financeiro da FAPEMA. São 495 títulos publicados entre 2004 e 2022. “O nosso acervo fica à disposição dos pesquisadores e os nossos livros são doados às escolas”, explicou a bibliotecária da FAPEMA, Fernanda Sousa.

Para a estudante do curso, Cibele Queiroz, a ação foi “uma oportunidade de obter informações sobre bolsas de fomento e de se aprofundar sobre as possibilidades de seguir numa carreira acadêmica.”

A atividade contou, ainda, com a distribuição de kit pesquisador, totalizando 65 obras lançadas entre 2021 e 2022, com apoio da FAPEMA.

Participaram, também, a auxiliar de Biblioteca e estudante de Biblioteconomia Adenilze Dias e demais integrantes da equipe do setor.

Texto : Cláudio Moraes.

  Categorias: