Fapema dá início ao minicurso “Desenvolvimento regional e atualidade do pensamento de Celso Furtado e Ignácio Rangel”

Fapema dá início ao minicurso “Desenvolvimento regional e atualidade do pensamento de Celso Furtado e Ignácio Rangel”
novembro 27 17:52 2017

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e o Centro Internacional Celso Furtado para Políticas de Desenvolvimento deram início nesta segunda-feira, dia 27, na sede da Fapema, ao minicurso “Desenvolvimento regional e atualidade do pensamento de Celso Furtado e Ignácio Rangel”.

Com o tema “Desenvolvimento Regional”, a palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Carlos Antônio Brandão, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ).

“Hoje nós discutimos conceitos e o momento atual no Brasil e no mundo ligados ao desenvolvimento regional e às políticas públicas brasileiras. Discutimos elementos importantes sobre como pensar a territorialidade, como tentar superar a setorialidade das políticas parciais e como elas devem se articular para promover o verdadeiro desenvolvimento no território”, explicou o professor.

Segundo a diretora-científica da Fapema, Silvane Magali Nascimento, a iniciativa começou a partir da elaboração do Edital Ignácio Rangel, proposto pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e depois foi criado o Centro de Estudos Ignácio Rangel.

“Toda essa discussão resulta no que temos hoje a partir de uma iniciativa da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fapema que foi articulando a ideia de um curso em que pudéssemos discutir os pensamentos do Ignácio Rangel e do Celso Furtado. A partir de dois grandes pensadores da economia brasileira, tivemos um debate sobre a pertinência dos seus estudos e seus pensamentos para a atualidade do Brasil e particularmente para o Maranhão”, afirmou a diretora-científica da Fapema.

A programação ocorre até o dia 01 de dezembro na sede da Fapema (Rua Perdizes, nº 05, Qd 37, Jardim Renascença, São Luís).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

MINICURSO

27 e 28 de novembro

Módulo 1 – Desenvolvimento Regional

Horário: 10h às 13h

Prof. Dr. Carlos Antônio Brandão (IPPUR-UFRJ)

29 e 30 de novembro

Módulo 2 – Desenvolvimento Econômico

Horário: 10h às 13h

Prof. Dr. Carlos Medeiros (IE-UFRJ)

CONFERÊNCIA

01 de dezembro

Mesa 1 – Atualidade e prática do pensamento de Celso Furtado e Ignácio Rangel

Horário: 17h às 18h30

Ricardo Bielschowsky (UFRJ)

Luiz Eduardo Simões de Souza (UFMA)

Raimundo Palhano (Centro Ignácio Rangel)

Mesa 2 – Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento do Maranhão

Horário: 18h30 às 20h

Alex Oliveira de Souza (Diretor-presidente da Fapema)

Davi Telles (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação)

Roberto Saturnino Braga (Diretor-presidente do Centro Celso Furtado)

  Categorias: