Fapema dá início ao Seminário de Avaliação do PPSUS

Fapema dá início ao Seminário de Avaliação do PPSUS
março 16 21:27 2017

ppsus-fapema-2017-seminario1A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) deu início na manhã desta quinta-feira, dia 16, no auditório do Prédio da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ao Seminário PPSUS 2017, que tem como objetivo avaliar os projetos do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS), vinculados aos editais 016/2013 e 008/2016.

A cerimônia de abertura contou com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, o consultor técnico do Ministério da Saúde, José Eloy dos Santos Júnior, a diretora técnica da Escola Técnica do SUS, Dayana Dourado, representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula da Silva, e a representante da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Walquíria Lemos Ribeiro da Silva.

altPara o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, é necessário pensar aqueles que fazem a política juntamente com os que produzem as pesquisas. “Trabalhamos para aproximar cada vez mais os técnicos e os pesquisadores. É preciso que haja ações concretas de fomento e o PPSUS tem essa característica extremamente louvável”, afirmou Alex Oliveira.

Segundo o secretário Jhonatan Almada, a Secti tem tido uma grande atuação no sentido de implementar uma política de Ciência e Tecnologia no Maranhão. “A pesquisa tem uma interação com o setor produtivo e com o governo. E o PPSUS é a que tem a melhor interação com a universidade e com o governo. Temos que buscar cada vez mais que a pesquisa chegue nos processos de formação dos trabalhadores em saúde para que as avanços alcançados na universidade também cheguem na prática dos enfermeiros, médicos e profissionais de saúde”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Ficamos muito satisfeitos com a qualidade dos trabalhos apresentados. Deu bastante trabalho para fazer a seleção deles, no entanto a nossa vontade era de incluir todos os pesquisadores para financiamento das pesquisas. Porque isso nos traz o retorno da realidade com embasamento científico e teórico que nos dá mais força para planejar e gerir essas necessidades. Verificamos pesquisadores que fazem diferença no nosso estado e nos sentimos muito honrados em participar desse momento”, destacou a diretora técnica da Escola Técnica do SUS, Dayana Dourado.

Ao longo de todo o dia, vários projetos foram apresentados e avaliados. O Seminário PPSUS 2017 encerra nesta sexta-feira, dia 17. 

  Categorias: