FAPEMA difunde programas de apoio à inovação nas empresas durante a 12ª FECOIMP

FAPEMA difunde programas de apoio à inovação nas empresas durante a 12ª FECOIMP
setembro 14 12:42 2012

O segundo dia da 12 ªFeira do Comércio e da Indústria de Imperatriz – FECOIMP, que acontece até sábado (15), no Centro de Convenções, foi marcado por ações de popularização dos programas de incentivo à ciência, tecnologia e à inovação promovidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. Além do atendimento no espaço institucional da  FAPEMA, o público da Feira, formado em sua maioria por empresários locais e regionais, pôde assistir a várias palestras.

Uma delas foi proferida pelo assessor da Fundação, Tonicley Silva, que apresentou os dois principais programas de apoio à inovação que o Governo do Estado, por meio da FAPEMA, disponibiliza às micro e pequenas empresas: o programa Pesquisador na Empresa – RHAE, e o programa Apoio à Pesquisa na Empresa – PAPPE.  Palestra-Toni_RHAE e o PAPPE. A palestra, intitulada “Programas de Apoio a Inovação”, ocorreu nesta quinta feira, às 19h, no Centro de Convenções, e reuniu estudantes e empresários do setor.

“Queremos motivar todos os empresários de Imperatriz e região para participar desses programas, que são importantes para o desenvolvimento das empresas locais e, conseqüentemente, do Maranhão”, declarou Tonicley.

O RHAE é destinado a apoiar pesquisas tecnológicas e de inovação dentro das empresas, por meio da concessão de bolsas a pesquisadores, estimulando a inserção de mestres e doutores nas empresas situadas no Estado do Maranhão. Já o PAPPE garante apoio financeiro a micro ou pequenas empresas, na forma de subvenção econômica, que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Os editais desses dois programas deverão estar disponíveis aos interessados até o próximo mês.

Para o dono de livraria e corretor de imóveis, Edson Lemos Nogueira, que veio à FECOIMP em busca de informação sobre como conseguir recursos para desenvolver projetos de gestão em sua empresa, a palestra sobre os programas de incentivo à inovação foi bastante esclarecedora. “Foi muito boa a palestra, porque muitas das informações que foram repassadas a maioria dos micro e pequenos empresários desconhece”, declarou.

Primeiro Emprego –A representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (sectec) e Univima, Aparecida Lopes, também apresentou aos visitantes da Feira o Programa de Estágio “Viva Primeiro Emprego”, que pretende qualificar 12 mil jovens e adultos de todo o Maranhão para atender as novas demandas do mercado de trabalho. “O governo do Estado está possibilitando aos estudantes de terem contato com o mercado de trabalho e também às empresas conhecerem mão-de-obra bem qualificada”, disse.

Cida-Lopes_O programa estágio “Viva Meu Primeiro Emprego” tem como objetivo dar oportunidade profissional a jovens e adultos, entre 18 e 30 anos, possibilitando a qualificação desse segmento para o mercado de trabalho. O programa faz parte do Maranhão Profissional, e inclui cursos profissionalizantes de extensão tecnológica decorrentes de parcerias com a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas.

O estudante de eletromecânica do IFMA, Jefferson Silva Lopes, acompanhou as explicações atento e gostou muito das informações repassadas pela representante da SECTEC. “Tenho interesse nesse programa, pois sei que com um estágio a gente tem a oportunidade de aprender mais e ser futuramente contratado pelas empresas”, afirmou.

O público que está comparecendo ao estande da Fapema durante a Feira tem recebido esclarecimentos sobre editais, programas, ações desenvolvidas pela instituição. Também são fornecidas informações sobre eventos científicos organizados pela Fundação, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 15 e 21 de outubro e o Prêmio Fapema, que acontece no final do ano. Além da FAPEMA, cerca de 200 expositores e empresas estão com estandes montados durante a FECOIMP, onde expõem produtos e divulgam suas ações e serviços. A exposição nos estandes acontece das 19h às 22h30min até o próximo sábado (15), no Centro de Convenções.  

FECOIMP – Considerada a maior feira multissetorial do Maranhão, a FECOIMP já se consolidou no calendário de eventos de Imperatriz-MA, movimentando a economia e atraindo milhares de pessoas. O foco principal da FECOIMP é promover a integração, a divulgação e o fomento do mercado regional, por meio da exposição de produtos do comércio, indústria e serviços. Para esta edição da Feira, que teve início na quarta (12) e prossegue até sábado (15), a ACII montou uma estrutura especial, que conta com 180 estandes distribuídos na parte interna do Centro de Convenções. Além disso, há uma diversificada programação, que consta de palestras e atividades culturais.

O Governo do Estado é parceiro no evento e participa da Feira com estandes onde serão apresentadas ações, programas e projetos das Secretarias de Ciência e Tecnologia (Sectec), Indústria e Comércio (Sedinc), Turismo (Setur) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Рагма "Скачать восточный округ альбомом"повернулся и сердито на меня посмотрел.

Прямо "Песня верила верила верю скачать"под ним, растянувшись почти до самого "Скачать window 7 домашняя расширенная"зеркала воды, простирался сказочный город террас "Скачать бесплатно стихи о любви"и уступов, асимметричных зданий из металла.

Конечно, он "Программа для созданий слайд шоу на русском языке скачать"надеялся, что грозный посетитель ушел, поверив в "Platform studio скачать"его занятость, но предпочитал "Deep purple soldier of fortune скачать"не испытывать судьбу.

Следующий шаг не был шагом в "Aircrack-ng for win скачать"полном смысле этого слова "O k o k скачать"с точки зрения техники телеуправления.

С Мастерами "Скачать красную плесень частушки"Синанджу это случается через каждые пятнадцать поколений.

Знаешь, ты лучше не привыкай ко мне, попросил Римо.

  Categorias: